Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Ano XV - nº 989 - 28.04.2023

Ensino Superior: é hora de decidir!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Campanha Salarial do Ensino Superior de 2023 chegou a um momento em que o impasse que se estabeleceu precisa ser resolvido. Vale a pena relembrar brevemente a cronologia desse processo, para entender como chegamos a esse estado das coisas. Nossa pauta de reivindicações unificada foi entregue em fevereiro. Depois de seis rodadas de negociação, realizadas em março e abril, assembleias que aconteceram em todo o estado rejeitaram uma primeira contraproposta do Semesp, considerada indecente. Imediatamente, a comissão de sindicatos coordenada pela Fepesp (a campanha é estadual) construiu e apresentou formalmente aos patrões uma proposta formatada em nove pontos. A intenção era tentar fazer com que as negociações pudessem acontecer com seriedade, encerrando também as pendências nos tribunais superiores, mantendo firmes as nossas exigências: o cumprimento da sentença do TRT, reajuste salarial e condições de trabalho dignas. Lamentavelmente, o Semesp faz de conta que essa nossa proposta não existe e finca agora o pé numa "nova" contraproposta, oficialmente apresentada, que não traz qualquer avanço e apenas requenta a lógica já recusada pelas assembleias, negando-se, mais uma vez, a reconhecer as perdas inflacionárias da categoria. Não podemos aceitar que esse jogo de cena patrocinado pelos empresários da educação empurre para sabe-se lá quando a nossa data-base e se prolongue indefinidamente. É hora de decidir. Na próxima quinta-feira, dia 04 de maio, às 16h, vamos mais uma vez nos reunir em assembleia remota, via Zoom, para definir coletivamente os próximos passos do nosso movimento. Na pauta, a possibilidade de deliberação de greve. Converse com suas e seus colegas nas salas de professoras e professores, ajude a espalhar os materiais informativos e de divulgação publicados pelo Sindicato e faça aqui sua inscrição (até às 14h do próprio dia 04). Os patrões terão que ouvir o nosso bom barulho.

1º de Maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Diretoria do SinproSP sempre presente nas salas de professoras e professores

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Todos os dias, a cada semana, seja pela manhã, à tarde ou no período noturno, diretoras e diretores do SinproSP têm visitado salas de professoras e professores da Educação Básica, do Ensino Superior e do Sistema S, nas mais diferentes regiões e bairros da cidade. O desafio é gigantesco (são mais de três mil escolas espalhadas pela capital), mas extremamente gratificante. E lá vamos nós. Afinal, esses encontros e conversas - pautadas por trocas, escutas, perguntas, orientações, informações, sugestões e comunicados nos murais - são fundamentais para organizar e mobilizar as nossas ações coletivas. Porque um Sindicato forte e representativo se faz a partir do contato permanente e do diálogo cotidiano com a categoria. É por isso que o SinproSP quer estar sempre junto com você.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Clique aqui e assista à integra da conversa, que aconteceu no último dia 20 de abril.

Vem aí: Encontros Literários. Entre traços e lutas - Uma conversa com Laerte e Maringoni

Será no dia 24 de maio, quinta-feira, às 19h, no auditório do SinproSP (rua Borges Lagoa, 170), também com transmissão ao vivo, pelo canal do Sindicato no YouTube. Por conta da capacidade limitada (70 vagas), haverá inscrições prévias e o ingresso (no valor de 70 reais) dará direito a uma gravura numerada, de edição limitada, autografada pela Laerte, escolhida entre as que fazem parte da Coleção Voo Rasante. Anote na agenda! Em breve, mais informações.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo "Em comemoração aos seus 30 anos, o Centro MariAntonia traz a mostra Imagem-Testemunho: experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar, com trabalhos artísticos de presos políticos na ditadura brasileira que durou 21 anos. Com curadoria da pesquisadora e crítica de arte, Priscila Arantes, a mostra traz produções criadas em diferentes presídios da cidade de São Paulo - Tiradentes, Carandiru, Penitenciária Feminina, Hipódromo, Presídio Militar Romão Gomes (Barro Branco) - e algumas vezes dentro do próprio Departamento de Ordem Política e Social (DOPS)". Mais informações aqui (A curadoria dessa seção é da professora Beth Vespoli, diretora do SinproSP).

Leia também

» De que forma a aposentadoria dos professores mudou ao longo do tempo? - artigo de Elisangela Santos Roque, advogada do Departamento Previdenciário do SinproSP

Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.