O TRABALHO INTENSO DO SINPROSP NA PANDEMIA

atendimentos eletrônicos

emails recebidos e respondidos

ligações atendidas

= 16.410

atendimentos

ATENDIMENTO REMOTO

Assim que o governo do estado e as autoridades de saúde anunciaram o início da quarentena e a exigência do isolamento social para combater a pandemia do coronavírus, e enquanto a imensa maioria das escolas ainda não sabia como fazer para encaminhar a dinâmica de aulas online, o SinproSP rapidamente mobilizava os conhecimentos de seus funcionários e funcionárias e as ferramentas  e plataformas tecnológicas necessárias para manter o atendimento de qualidade que sempre foi garantido à categoria.

 

Já na segunda, 23 de março, ainda que em horário reduzido (quatro horas diárias, justamente para observar os protocolos sanitários e respeitar, como sempre, todos os direitos de seus trabalhadores e trabalhadoras), o Sindicato disponibilizava às professoras e professores, por meio de diferentes meios (telefones, e-mails, formulários eletrônicos, whatsapp, redes sociais), os caminhos para o contato com os diversos departamentos e também com a diretoria.

 

Dessa forma, mesmo em tempos tão complexos, o SinproSP continuou a oferecer proteção e acolhida a todas e todos os educadores que precisaram do apoio e da presença do Sindicato para as mais diferentes demandas (dúvidas sobre férias e demissões, direitos de imagem, participação nos lucros e resultados, aposentadorias, abusos cometidos pelas escolas, convocações indevidas para trabalho presencial).

 

Nesses quatro meses de pandemia, ainda que remotamente, o Sindicato intensificou os esforços para permanecer sempre próximo da categoria que tem orgulho de representar.

 

RESISTÊNCIA AOS DESMANDOS DO GOVERNO

96

616

Audiências, processos, recursos e sentenças (Departamento Jurídico)

denúncias e notificações formalizadas

+
acordos mediados pelo Sindicato

+

reuniões virtuais

total = 11.070

professoras e professores contemplados

O SinproSP colocou-se contra todas as medidas e projetos apresentados pelo governo federal durante a pandemia que atactavam direitos das trabalhadoras e trabalhadores. O Sindicato denunciou de imediato os riscos representados pelas medidas provisórias que permitiam antecipação de férias e suspensão de contratos/redução de salários, por exemplo. Atuamos de forma firme e articulada com parlamentares de oposição para tentar rejeitar as iniciativas. Alertamos a sociedade a respeito do desejo confesso do Ministério da Economia de precarizar ainda mais as condições de trabalho.

 

Simultaneamente e sem perder tempo, até porque as MPs editadas pelo governo tinham efeitos imediatos, a diretoria do Sindicato cuidou de estudar com agilidade e a fundo o que elas passaram a permitir, para esclarecer as dúvidas da categoria de forma precisa e qualificada, além de construir com firmeza e coletivamente os caminhos políticos e jurídicos viáveis para reduzir ao máximo os impactos das mudanças provocadas pela “nova” legislação. Exigiu-se também dos colégios que usaram a MP 936 (depois transformada em lei) para reduzir salários e jornadas um conjunto extra de benefícios e garantias aos educadores.

 

Os acordos só foram assinados depois que as propostas foram amplamente debatidas pelas professoras e professores e aprovadas de forma soberana por assembleias virtuais. Não foi fácil dar conta desse desafio. A realização das reuniões exigiu logística tecnológica complexa e procedimentos de segurança rigorosos, capazes de observar a lisura do processo e de seus resultados. Essa jornada também só pode ser cumprida a contento porque as assembleias olharam para as realidades específicas e foram realizadas por instituição ou conglomerado.

 

Elas chegaram a reunir, em seu conjunto, centenas de educadores. Foi essa atuação cuidadosa do SinproSP, num diálogo democrático e sempre próximo com suas bases, quem permitiu preservar muitos empregos.

 

 

102

postagens

7.904

curtidas

1.134

comentários

2.832

compartilhamentos

126

artigos publicados

47

postagens

7.296

curtidas

344

comentários

AGILIDADE NA COMUNICAÇÃO

O contato permanente com as professoras e professores foi também fundamental durante esse período para fazer circular as informações – e, a partir delas, organizar as lutas e ações coletivas. O site do SinproSP jamais deixou de ser atualizado e todas as matérias publicadas ainda podem ser lá encontradas, para consultas e esclarecimento de eventuais dúvidas. As páginas do Sindicato nas diferentes redes sociais foram também alimentadas (em média, mais de uma postagem por dia, contemplando públicos diferentes). De assuntos mais próximos do cotidiano da categoria à análise do cenário político nacional, textos longos e curtos, imagens e gráficos, entrevistas e artigos, tratamos de tudo o que era importante para a compreensão mais aprofundada do momento que estamos vivendo.

 

Na grande imprensa, o SinproSP foi fonte e destaque em vários momentos e ajudou a pautar as narrativas, por exemplo, sobre as demissões em massa no ensino superior (escancarando para a sociedade as artimanhas dos conglomerados da Educação para reduzir custos e ampliar lucros) e também a respeito da eventual volta às aulas presenciais (reforçando sempre que esse retorno deve acontecer apenas no momento certo, com responsabilidade e segurança para toda a comunidade escolar, sem ceder a pressões econômicas ou políticas).

 

Exatamente por ter o que dizer, com qualidade e credibilidade, sem aventuras, o SinproSP foi chamado a participar, junto com outras entidades sindicais, do Comitê de Crise da Educação, organizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de São Paulo, e que tem se debruçado a debater, nesse momento, as condições apresentadas pelo governo estadual para a reabertura das escolas. Ao continuar fazendo circular as informações pelos mais diferentes meios, o SinproSP fomentou também um sensato e necessário processo de formação política.

 

GRATIDÃO

1.803

Novas contas cadastradas

243

 Novas sindicalizações

Nesse balanço sobre o que foi feito durante a pandemia, o SinproSP quer também agradecer, muito, a parceria, a solidariedade e o apoio manifestados pelas professoras e professores. Mesmo em tempos tão difíceis, quando não é possível visitar as escolas nem conversar presencialmente com a base da categoria, e mesmo diante de todos os ataques e desqualificações sofridas pelo movimento sindical, recebemos com muita alegria e entusiasmo os novos professores e professoras que decidiram se filiar ao Sindicato, fortalecendo ainda mais nossa organização e potencial de atuação.

 

Foi um movimento significativo, são números expressivos, que reforçam a confiança política da categoria na entidade que a representa. Sejam muito bem-vindas e bem-vindos. Na mesma direção, a linha de transmissão de whatsapp do SinproSP, outro de nossos canais importantíssimos de comunicação, recebeu centenas de novas adesões, amplificando conexões com quem enfrenta o desafio diário de estar nas salas de aula. A todas e todos, os que por aqui já estavam e a quem acaba de chegar, o nosso muito obrigado!

 

 

A diretoria do SinproSP manifesta sua mais profunda solidariedade a todas e todos que perderam familiares, vítimas da Covid-19. Não falamos apenas de números, curvas ou estatísticas, mas de milhares de histórias e afetos que foram perdidos.

#TAMOJUNTO

#SINDICALIZE-SE

Os dados deste boletim foram computados entre os dias 23/03 e 27/07