Campanha salarial

Campanha salarial: começam as negociações

Atualizada em 29/01/2010 16:28

No último dia 26, aconteceu a primeira rodada de negociação entre os professores e donos de escola do ensino básico. O foco das discussões foi a sobrecarga de trabalho docente com o crescente número de atividades ligadas às novas ferramentas tecnológicas.

O SINPRO-SP, ao lado dos demais sindicatos que compõem a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), enfatizou que é preciso disciplinar o trabalho extra e, consequentemente, remunerar os docentes de forma compatível. Essa é uma das principais bandeiras de luta da categoria na campanha salarial 2010.

Como exemplo, o SINPROs apresentaram ao sindicato patronal a relação de “atividades tecnológicas” previstas por um colégio de São Paulo em seu planejamento, agora no início do semestre letivo: edição de vídeo, gravação de áudio, uso da lousa eletrônica, moodle, blogs e twitter, só para citar algumas. Tais atividades representarão ao longo do semestre mais responsabilidades e compromissos aos professores. Nada mais justo, portanto, que sejam devidamente remunerados por elas.

O assunto voltará a ser discutido na próxima reunião com sindicato patronal.

A primeira rodada de negociação com o Sesi e Senai está marcada para o dia 9 de fevereiro. Ainda não foi definida a data da reunião com sindicato que representa as mantenedoras de ensino superior.