Campanha salarial: é hora de preparar a pauta

Atualizada em 10/09/2010 16:05

Em breve, os professores do ensino superior, do Sesi e do Senai vão definir, em assembleia no SINPRO-SP, a pauta de reivindicações para a campanha salarial de 2011. Por isso, já é hora de começar o debate sobre quais serão nossas bandeiras de luta para a renovação da convenção e dos acordos coletivos.

A partir de agora, o Sindicato abre espaço para que os professores façam sugestões, comentários, enviem relatos sobre sua rotina de trabalho nas escolas, os problemas, as dificuldades vividas e tudo mais que acreditem ser objeto de discussão para o aprimoramento de nossas relações de trabalho. A participação dos professores pode ser feita via e-mail: campanhasalarial@sinprosp.org.br.

As discussões serão concluídas em novembro, com a assembleia que vai definir o conjunto de reivindicações da categoria para a campanha 2011. Depois, a pauta é unificada às demais demandas dos professores no estado de São Paulo, via FEPESP, para que as lutas da categoria sejam ampliadas e fortalecidas.

No início de 2011, começam as rodadas de negociação com as entidades patronais. A data-base dos professores é 1º de março.

Educação básica

A convenção coletiva da educação básica assinada neste ano tem validade bianual, por isso, os direitos coletivos dos professores da educação infantil, ensino fundamental e médio estão garantidos até fevereiro de 2012.

Mas, ainda que os colegas desses segmentos não tenham pela frente uma nova campanha salarial, precisam ficar atentos às discussões da comissão intersindical criada para discutir o trabalho docente decorrente das novas tecnologias e acompanhar os cumprimento de toda a convenção, em especial o pagamento do reajuste em março de 2011.