Uniban, entre Paris e São Paulo

Atualizada em 20/07/2011 14:21

Representantes da Uniban disseram ainda não saber quando serão pagos o salário de férias e o adicional de ⅓ aos professores. A decisão depende do dono da instituição, Heitor Pinto Filho, que se encontra no exterior. É preciso, portanto, aguardar o seu regresso.

Foi o que disseram os advogados da Mantenedora, Décio Lencioni Machado, diretor jurídico da universidade, e Ana Paula Ribeiro, na tarde do dia 19/7, durante reunião do Foro de Conciliação de Conflitos Coletivos.

Previsto na Convenção Coletiva, o Foro é uma instância de negociação que também precede ações coletivas na Justiça do Trabalho, caso o problema não seja resolvido.

A Uniban foi convocada pela Fepesp e pelos SINPROs São Paulo, ABC e Osasco, depois das denúncias feitas pelos professores. As férias coletivas tiveram início no dia 5/7 e o pagamento devia ter sido creditado no dia 1º, sexta-feira.

Por ironia, enquanto os professores não recebiam, o dono da Uniban embarcava para férias em Paris!

Agora, os sindicatos querem a fixação de uma data para o pagamento e cobram todas as multas devidas aos professores.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 9/8, quando a Uniban deverá responder se pagará integralmente as multas reclamadas pelos sindicatos.

Outras ações

Paralelamente, os sindicatos estão tomando outras providências para garantir o direito dos professores e a responsabilização da Uniban. Um exemplo, é o pedido de fiscalização junto ao Ministério do Trabalho.

Além disso, o SINPRO-SP protocolou no dia 13/7 um pedido de mesa redonda no Ministério Público do Trabalho e aguarda agora a designação do Procurador responsável e o agendamento da audiência.

Fonte: Fepesp