Geral

Audiência pública sobre as demissões na Anhanguera

Atualizada em 06/02/2012 09:46

A demissão em massa promovida pela Anhanguera Educacional S/A será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa, dia 08/02, às 15h.

A audiência foi requerida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), diante das denúncias feitas pela Federação dos Professores (FEPESP) e pelos sindicatos. É muito importante o comparecimento dos professores, para ouvir e serem ouvidos pelos deputados.

Demissões e monopólio

Levantamento preliminar da Federação em 13 sindicatos indica mais de 1.500 demissões, cerca de 34% do corpo docente das instituições pesquisadas. No ABC paulista, o percentual chega a 40%.

Em todas as cidades, duas denúncias são recorrentes. A primeira é a de que a Anhanguera teria priorizado a demissão de professores titulados - mestres e doutores - para substitui-los por especialistas, com salários mais baixos. A outra é de que haverá redução da carga horária (por exemplo, com aulas apenas até a quinta-feira), o que exigiria um número menor de professores.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda está investigando a compra da UniABC pela Anhanguera e a possível formação de um monopólio, já que o grupo adquiriu outras quatro instituições no ABC Paulista.

Audiência Pública
Assembleia Legislativa de São Paulo - auditório Franco Montoro
Dia 08/02, 4ª feira, às 15h

Fonte: FEPESP

.