Geral

Em solidariedade ao Prof. Edson Flosi

Atualizada em 20/03/2012 13:22

O ensino superior privado não sai das manchetes dos jornais: são escândalos sucessivos dignos do que há de pior na crônica policial. A Unip manipula a listagem dos alunos que prestam o ENADE; a Uniesp cobra mensalidades mais caras dos alunos do FIES para repassar recursos a igrejas que indicam estudantes para seus cursos; a Unicastelo quer reduzir 60% do salário dos professores; a FACET, da Bahia, cobra matrícula dos alunos do PROUNI.

Nenhuma dessas falcatruas, no entanto, é parecida com o espírito antiético e desprovido de sensibilidade humana quanto foi o episódio da demissão do Prof. Edson Flosi da Faculdade Cásper Líbero. O fato, que gerou uma reação em cadeia junto ao corpo docente da instituição e aos estudantes, pode até ter eventualmente respaldo legal, mas traduz a arrogância e a truculência com que o ensino superior particular lida com a dimensão social dos problemas que lhe dizem respeito, das relações de trabalho à qualidade do ensino.

O Prof. Edson Flosi merece a solidariedade de todos os seus colegas de trabalho de todas as instituições porque ele é vítima não apenas da maneira desumana com que suas questões pessoais estão sendo tratadas, mas também porque, de alguma forma, sua demissão simboliza o arbítrio e o descontrole que a universidade privada vive.

O SINPRO-SP, que vem acompanhando denúncias de irregularidades trabalhistas praticadas na Cásper Líbero agora seu apoio jurídico às demandas que o Prof. Flosi certamente tem. Mais que isso, o Sindicato reforça sua luta pela moralização do ensino privado.

.