Salários no Sesi e Senai estão reajustados em 8%

Atualizada em 11/05/2012 14:34

As negociações com o Sesi e o Senai foram encerradas na semana passada. Como resultado imediato, os salários de maio serão pagos com o reajuste de 8% já no vale do dia 15. Além disso, as faltas ocorridas nos dias 22/03 e 03/04 não serão mais injustificadas e o Sesi comprometeu-se a estudar a desafagem salarial entre os professores dos diferentes níveis.

Reajuste e desafasagem

O reajuste de 8% representa aumento real, acima da inflação, de 2,53%. É inegável que se trata de uma conquista importante, já reconhecida pelas assembleias, que aprovaram a proposta de índice.

Entretanto, o acordo ainda não havia sido assinado por causa de uma outra reivindicação surgida dos próprios professores, nas assembleias: a redução da diferença de salário pago aos professores.

As negociações ficaram ainda mais comprometidas depois que o Sesi avisou que consideraria como falta injustificada as ausências decorrentes da participação dos professores nas assembleias realizadas em 22/03 e 03/04.

Depois de mais de quatro meses de negociação, era preciso buscar uma solução intermediária para a assinatura do Acordo.

Essa solução veio, então, pelo compromisso político assumido pelo Sesi, não assinado, em estudar a defasagem salarial e pela reconsideração das faltas.

Faltas

As faltas dos professores que comparecem às assembleias do dia 22/03 (em São Paulo, Valinhos e Campinas) e 03/04 serão consideradas como justificadas, sem penalidades que poderiam comprometer processo de remoção etc.

Vela lembrar que não houve desconto de falta nas assembleias realizadas entre os dias 14 e 16/03, cujo ponto foi abonado.

Luta continua

O reajuste de 8% não caiu do céu. Foi fruto da mobilização conduzida pelos sindicatos, reunindo mais de 2.500 professores em todo o Estado. Inicialmente, a proposta era de 7%, que foi rejeitada nas assembleias realizadas entre 14 e 16/03.

Por ironia, sindicatos que não integram a FEPESP e que não tiveram participação alguma no processo de mobilização e negociação, concordaram em assinar o Acordo nos termos e condições impostas pelo Sesi. Por este motivo, uma pequena parcela dos professores recebeu o salário reajustado em abril.

Agora, essa mesma mobilização que conquistou os 8% e defendeu a bandeira da equiparação salarial tem que ser mantida, para que o Sesi apresente uma proposta que reduza as desigualdades salariais entre os professores.

Fonte: FEPESP