Campanha salarial

Negociações no Sesi e Senai estão abertas

Atualizada em 27/02/2013 15:42

Os sindicatos da Fepesp se reuniram em 26/02 com os representantes do Sesi e Senai na primeira rodada de negociações da Campanha Salarial 2013.

Os sindicatos apresentaram as reivindicações dos professores. Pela primeira vez, Sesi e Senai contrataram um dos principais escritórios de advocacia de São Paulo, o Saad Advocacia, para representá-los na negociação.Nas cláusulas econômicas, a categoria reivindica reajuste com reposição da inflação pelo INPC, mais 3% de aumento real, neste ano e o mesmo índice em 2014. Os outros itens são: abono ou PLR, Vale-refeição de R$ 22 e vale-alimentação de R$ 80.

A intenção dos sindicatos é assinar um Acordo Coletivo com vigência de dois anos.

Recesso

A Campanha também tratará de cláusulas pré-existentes no Acordo Coletivo, que precisam ser renovadas, com algumas mudanças pontuais. Entre elas, está a extensão do direito à assistência médica para os maridos e parceiros homoafetivos e o recesso de 30 dias, sem interrupções.Quanto aos novos itens para serem garantidos, a pauta inclui, entre outros, o pagamento do trabalho extraclasse e a continuidade do plano de recomposição salarial entre o ensino fundamental e médio, além de estender esse direito aos professores de EJA e telecurso.

Clique aqui para saber mais sobre as reivindicações da Campanha Salarial do Sesi e Senai.

Princípios

Na reunião os sindicatos da Fepesp também entregaram uma carta com os princípios que devem reger as negociações.

O documento reafirma a data base em 1º de março e a manutenção das cláusulas do atual Acordo até que um novo seja assinado.

Ele prevê um cronograma de reuniões com rodadas semanais de negociação. Pela previsão dos sindicatos, uma assembleia com falta abonada deve ocorrer em 28/03, para avaliar a Campanha.

Fonte: FEPESP