SinproSP

3º Congresso de Pesquisa do Ensino

Atualizada em 23/05/2014 16:47
Profa. Maria Malta Campos, na conferência de abertura

A terceira edição do Congresso do SINPRO-SP começou discutindo os principais desafios que os professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental têm hoje em seu ofício.

Além de questões já conhecidas dos colegas que atuam nesses segmentos, tais como as deficiências nos cursos de formação, as dificuldades no aprimoramento acadêmico e profissional, o número elevado de alunos em sala de aula, o evento colocou em pauta também novas reflexões.

Especialistas apontam a necessidade de maior foco na metodologia: dar mais atenção ao fazer para que os professores tenham mecanismos e possam executar tarefas e atingir resultados. “É preciso aprender a fazer; o conteúdo já sabe, agora o desafio é como fazer”, alertou Maria Malta Campos, professora da PUC-SP e presidente da Ação Educativa. Eis uma demanda da atualidade.

Profa. Zilma de Oliveira, coordenadora científica do Congresso

A importância de maior foco na metodologia também foi apontada por Zilma de Oliveria, professora da USP e coordenadora acadêmica do congresso, que ainda complementou: “a troca de experiências entre os colegas é muito enriquecedora”.

O descompasso entre o que está previsto em lei e a realidade nas escolas foi outro ponto de destaque durante os debates. “As intenções dos documentos oficiais ficam no papel, lamentou a Profa. Maria Malta, na conferência de abertura do evento. E ela ainda destaca que seria preciso levar mais em conta a realidade ao pensar as políticas públicas, de forma a torná-las mais realistas.

Projetos e iniciativas

Durante toda a sexta-feira os participantes puderam conferir projetos, pesquisas e iniciativas realizadas por professores e pesquisadores nas mais diferentes áreas do universo da educação infantil e ensino fundamental.

Entre os muitos temas tratados em mesas-redondas, minicursos e comunicações estão: o desenvolvimento da imaginação, a construção de jogos e brinquedos, inclusão, avaliação, desenvolvimento de competências na oralidade, projetos pedagógicos na educação infantil, leitura e escrita.

O Congresso do SINPRO-SP começou no último dia 22 e termina neste sábado. Acompanhe aqui detalhes da cobertura online do evento. Em breve, o Sindicato irá divulgar no site a cobertura completa, com textos e vídeos.

Fotos: Antonio Carlos Barboza

.