SinproSP

Semestre começa com negociações no ensino superior

Atualizada em 31/07/2014 11:35

A partir de agosto, as negociações com o Semesp, sindicato das mantenedoras de ensino superior, serão retomadas. Voltam à pauta as questões que não foram concluídas na última campanha salarial e também já começam as discussões para a data-base de 2015.

Entre os temas que serão tratados: condições de trabalho docente diante das mudanças por que passam o ensino superior – uso de plataformas e outros recursos tecnológicos, ensino a distância, cursos semipresenciais, cursos modulares, plano de carreira etc. Também estão previstos outros temas: tutores no EAD, piso salarial para professores e auxiliares, complementação do auxílio-doença, auxílio-creche e número de alunos por classe.

A discussão será feita no âmbito da Comissão de Aprimoramento das Relações de Trabalho, composta por representantes dos sindicatos de trabalhadores e do sindicato patronal.

A Comissão não tem caráter deliberativo. Seu objetivo é apresentar propostas que futuramente poderão ser incluídas na Convenção Coletiva, se aprovadas pelos sindicatos e pelas assembleias dos trabalhadores e dos mantenedores.

A ideia é garantir que assuntos de maior complexidade tenham um tempo maior de discussão, fora da data-base. Com mais tempo e sem a pressão que a campanha salarial naturalmente impõe, há mais chances de se chegar a um consenso. Essa estratégia também permite que as negociações em março se concentrem mais no reajuste salarial.

A reunião com o Semesp está marcada para o dia 12 de agosto.

Fonte: FEPESP