SinproSP

Começam as negociações da campanha salarial 2015

Atualizada em 13/02/2015 13:48

Nesta semana aconteceram as primeiras rodadas de negociação: em 11/2, do ensino superior, e em 13/2, do Sesi/Senai. Em comum, as reuniões deram início às discussões sobre as cláusulas sociais preexistentes na convenção e acordos.

O objetivo é acertar logo as demandas de menor complexidade para concentrar esforços nas negociações mais difíceis e de destaque na pauta de reivindicações dos professores, como é o caso do aumento salarial.

Nesta primeira fase, ficou acertado que boa parte das cláusulas das normas coletivas pode ser renovada. Algumas sofrerão ajustes de redação para adequação a mudanças legais ou para resolução de divergências de interpretação, a exemplo da licença por adoção para os homens e indenização na demissão sem justa causa.

Na segunda etapa serão discutidas as questões econômicas, tais como reajuste, PLR, aumento da hora-atividade, e demandas pela ampliação de direitos, como indicado pelos professores na consulta direta para a pauta de reivindicações (veja aqui o resultado).

A data-base da categoria é 1º de março.

Educação básica

Como a atual convenção coletiva da educação básica já define a fórmula para o cálculo do reajuste salarial deste ano, o percentual sai no início de março. O índice será o resultado da média aritmética dos índices inflacionários de março de 2014 a fevereiro de 2015, acrescida de 2%, a título de aumento real.

Com informações da Fepesp

.