SinproSP

Professores do Sesi discutem reivindicações da assembleia em reunião na Fiesp

Atualizada em 10/04/2015 15:44

O SINPRO-SP e a comissão de professores do Sesi apresentaram aos representantes patronais as deliberações da última assembleia da categoria: a contraproposta de reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10/4, no prédio da Fiesp.

Os professores reivindicam 9,68% de reajuste salarial a partir de março e providencias com relação a problemas como sobrecarga de trabalho, excesso de tarefas burocráticas, pressão exercida pelos gestores, falta de condições tecnológicas, o PREP e as “avaliações” subjetivas dos diretores e coordenadores – sem qualquer retorno – e o plano de carreira. Também foram abordados o aumento de doenças profissionais, a exemplo da síndrome de burnout, e a discriminação sofrida pelas mulheres que não podem incluir seus companheiros no plano de saúde.

No aspecto econômico, os representantes do Sesi fizeram longa explanação sobre restrições orçamentárias e mostraram-se pessimistas em relação ao pleito dos professores de 9,68% e aumento de valor nos vale-refeição e vale-alimentação. Mas se comprometeram a apresentar relatório da reunião ao diretor geral e dar retorno até o final da tarde da próxima segunda-feira, 13/4.

Condições de trabalho

Diante das questões apresentadas na reunião, o Sesi afirmou que está providenciando treinamento aos gestores no que diz respeito à avaliação dos professores no PREP e que eles têm obrigação de dar feedback aos professores. Disse que a partir do próximo ano, todas as avaliações dos gestores deverão ser acompanhadas pelas autoavaliações dos docentes. Inicialmente, isso acontecerá de forma voluntária para depois ser tornar obrigatória.

Quanto ao assédio moral, o Sesi explicou como funciona a averiguação de denúncias e reafirmou que o denunciante não sofrerá retaliação alguma. Porém, com a ressalva de que “não se pode garantir estabilidade de emprego pelo resto da vida”.

15 de abril: dia de luta

Os professores do Sesi realizam nova assembleia com paralisação na próxima quarta-feira, a partir das 9 horas, no SINPRO-SP (Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino). Novo panfleto será distribuído nas unidades para professores, pais e alunos.

.