SinproSP

5 de outubro: Dia Mundial do Professor

Atualizada em 05/10/2004 10:05

5 de outubro é o Dia Mundial do Professor. A data, pouco conhecida no Brasil, foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o importante papel que os professores têm na sociedade em todo o mundo.

Com o tema central “Professores de Qualidade para uma Educação de Qualidade”, o Dia Mundial do Professor de 2004 destaca a necessidade de criar boas condições de trabalho, de aprimoramento acadêmico e profissional, bem como lutar pelo resgate do prestigio desta que é considerada a “profissão do futuro”.

A origem da data está ligada à divulgação do primeiro grande documento internacional sobre as condições de trabalho, direitos e responsabilidades dos docentes, conhecido como “Recomendações sobre a Condição do Professores da UNESCO e Organização Mundial do Trabalho”, em 5 de outubro de 1966.

Não há qualquer atividade planejada pelo Ministério da Educação para celebrar o Dia Mundial do Professor, uma vez que o Brasil já tem 15 de outubro como data nacional dos professores, informou a assessoria de imprensa do MEC.

Clique aqui para acessar o site oficial do Dia Mundial da Educação (em inglês, francês e espanhol).

.