Campanha salarial

Assembleia aprova proposta de pauta para a Campanha Salarial 2016

Atualizada em 27/11/2015 11:44

Reunidos em assembleia na última quinta-feira, 26, os professores do ensino superior e de educação básica discutiram as principais reivindicações para a próxima Campanha Salarial. A assembleia também analisou a proposta de previsao orçamentária para o próximo ano.

Reivindicações

A pauta aprovada está organizada em quatro grandes eixos de luta:

a) Reajuste salarial, com reposição integral da inflação e aumento real

b) Participação nos Lucros ou Resultados;

c) Aumento real e diferenciado nos pisos salariais;

d) Uniformização das cláusulas sociais em todos os níveis de ensino. Por exemplo, plano de saúde, que só existe na Convenção do ensino superior, passa a ser uma reivindicação também na educação básica. Já, a complementação salarial em caso de licença médica, hoje um direito dos professores de educação básica, integrará a pauta no ensino superior.

A Campanha Salarial 2016 envolverá professores de educação básica, de ensino superior e do Sistema S (Sesi, Senai e Senac). São três frentes de negociações: uma com o Sieeesp (sindicato das escolas de educação básica), outra com o Semesp (sindicato dos mantenedores de ensino superior) e outra com os dirigentes patronais do Sesi, do Senai e do Senac.

Próximos passos

Está agendado para 8 de dezembro uma reunião de âmbito estadual, junto com a Fepesp e os 27 sindicatos que a integram, para discutir as propostas recebidas nas assembleias municipais e estabelecer uma pauta unificada para todo o Estado.

Sesi, Senai e Senac

A assembleia de pauta de reivindicações dos professores do Sesi e Senai e Senac será realizada no dia 04/02, em todo o Estado.

Quanto ao Senac, a assembleia ainda não foi marcada. Para estes professores, a campanha envolve apenas as cláusulas econômicas, pois o acordo coletivo tem validade até fevereiro de 2017.