Eventos

O que fazer em São Paulo durante o mês de janeiro

Atualizada em 06/01/2017 17:17

O SinproSP preparou um pequeno guia cultural para os professores aproveitarem o mês de janeiro na cidade. Confira!

- Exposições

Santos Dumont – Coleção Brasiliana Itau
Local: Itaú Cultural
Data: Até 29 de janeiro

A exposição interativa reúne mais de 600 peças entre fotos, croquis, documentos e materiais audiovisuais para apresentar as mais diferentes faces do pai da aviação, Santos Dumont. Destaque para a réplica, em tamanho real, da aeronave Demoisielle. Entrada gratuita.

Beleza Americana
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Data: Até 29 de janeiro

Pelas lentes de 6 novos fotógrafos brasileiros, a exposição de fotos discute o comportamento da sociedade e os padrões de beleza estadunidenses. A mostra faz parte do programa Nova Fotografia, idealizado pelo MIS para descobrir novos talentos.

MASP aberto de segunda a segunda
Local: Museu de Arte de São Paulo
Data: Até 29 de janeiro

No mês de janeiro o MASP abrirá todos os dias, de segunda a segunda. Assim dá para aproveitar e conferir as 6 exposições em cartaz. Destaque para a mostra ‘A mão do povo brasileiro’, uma releitura da exposição mostra concebida em 1969 por Lina Bo Bardi para a inauguração do prédio do Masp. Na exposição original foram exibidos mais de 2 mil objetos que evidenciavam a cultura brasileira de norte a sul. Na mostra atual estão expostos cerca de mil objetos datados de antes de 1969 e classificados em tipologias similares a de Lina Bo Bardi.

Carta Aberta – correspondência na prisão
Local: Memorial da Resistência
Data: Até 20 de março

A mostra é composta por cerca de 70 cartas escritas por presos políticos a seus familiares e amigos entre 1969 e 1974. Entre os temas mais presentes nas correspondências estão a chegada à prisão; os cuidados para informar sem causar demasiada preocupação; as inúmeras descobertas e superações individuais e coletivas; a angústia constantemente sentida durante as transferências, e os processos de julgamento, que precedem a tão almejada liberdade.

Leda Catunda – I love you baby
Local: Instituto Tomie Ohtake
Data: Até 22 de janeiro

A exposição de Leda Catunda abre o programa “Nossas Artistas”, criado pelo Instituto Tomie Ohtake. A proposta é uma sequencia de mostras individuais com artistas que fazem parte da história da arte brasileira.

Leda Catunda inaugura o projeto com centenas de trabalhos realizados de 2003 a 2016. São pinturas, colagens, gravuras e obras produzidas especialmente para compor o acervo do Instituto.

Desvendando o Universo de Amelie Poulain
Local: Fnac Paulista
Data: Até 28 de fevereiro

Para a mostra foram reunidos 15 trabalhos de diferentes artistas plásticos, cada um com sua própria interpretação sobre o longa francês ‘O fabuloso destino de Amelie Poulain’. A exposição é uma verdadeira homenagem ao universo do filme de Jean-Pierre Jeunet.

- Cinema

Geração Beat em 30 filmes
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP)
Data: até 29 de janeiro

Marcados pelo hedonismo e a melancolia, o movimento de contracultura que floresceu entre 1950 e 1960, a chamada ‘Geração Beat’, é apresentado ao público por uma seleção de 30 filmes, entre curtas e longas metragens. Destaque para ‘Mistérios e paixões’, de David Cronenberg, ‘Drugstore Cowboy’, de Gus Van Sant e ‘Na estrada’ de Walter Sales.

Paulistaníssimo Mazzaropi
Local: Sesc Santana
Data: De 10 a 31 de janeiro

O ícone do cinema brasileiro, Amácio Mazzaropi, mais conhecido pelo papel de Jeca Tatu, é homenageado em mostra com quatro filmes protagonizados ou dirigidos por ele. As sessões acontecem às terças-feiras, a partir das 20h. Serão exibidos “Casinha Pequenina”, “Jeca Tatu”, “Meu Japão Brasileiro” e “Um Caipira em Bariloche”. A entrada é gratuita.

O que as crianças dizem
Local: Centro Cultural de São Paulo (CCSP)
Data: De 12 a 29 de janeiro

Entre clássicos da Disney, animações francesas e outros longas desenvolvido especialmente para os pequenos a mostra exibirá 14 filmes infantis de 12 a 29 de janeiro, sempre em dois horários: 15h e 17h30. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes de casa sessão.

-Oficina

Breves narrativas com Lourenço Mutarelli
Local: Casa das Rosas
Data: De 17 a 20 de janeiro (inscrições a partir de 03/01)

O escritor, dramaturgo, ator e desenhista, Lourenço Mutarelli, ministrará oficina de contos com foco na escrita de ficção. O workshop acontece entre 17 e 20 de janeiro, de terça à sexta, às 19h30.

A inscrição deve ser feita presencialmente na Casa das Rosas a partir de 3 de janeiro.

.