SinproSP

Começam as negociações do Sesi/Senai

Atualizada em 02/02/2005 17:08

Reunião realizada no dia 1º de fevereiro, na Fiesp, marcou o início das negociações do Sesi e Senai para a campanha salarial 2005. Representantes do sistema apresentaram aos sindicatos de professores a primeira resposta à pauta de reivindicações da categoria, aprovada em assembléia no ano passado. Em linhas gerais, os patrões concordam em manter cláusulas sociais já existentes, desconversam sobre a inclusão das novas cláusulas e sugerem deixar para os próximos encontros o debate sobre as questões de impacto econômico, como o reajuste salarial.

“A reunião teve um caráter introdutório, serviu mais para o reconhecimento do terreno, para acertar o processo de negociação, as datas”, explica Luiz Antonio Barbagli, presidente do SINPRO-SP. “A partir dela é que as questões começam as ser de fato negociadas”, completa. As próximas reuniões estão marcadas para os dias 10 e 16 de fevereiro. Ficou acertada a realização de, no mínimo, uma reunião por semana até o final das negociações.

Os professores reivindicam índice de reajuste com base na recomposição da inflação medida pelo ICV-Dieese na data-base da categoria (março-fevereiro), aumento da hora-atividade para 15%, manutenção das cláusulas sociais e inclusão de novas como participação dos lucros ou resultados/abono e cesta básica. A campanha salarial 2005 é unificada em todo o estado com a participação dos sindicatos de professores filiados à FEPESP.