Professores aprovam pauta de reivindicações para Campanha Salarial 2018

Atualizada em 25/11/2017 14:21

A Campanha Salarial 2018 será o grande teste de enfrentamento da reforma trabalhista pelos professores. Esse foi o tema central que orientou as decisões da assembleia realizada no SinproSP, na manhã de 25/11.

Na pauta, o debate sobre as principais reivindicações para a Campanha Salarial e a sustentação econômica do Sindicato no próximo ano.

A assembleia aprovou a defesa intransigente das conquistas garantidas nas Convenções Coletivas de Trabalho e discutiu também a organização da categoria, ainda mais necessária diante da desregulamentação da legislação trabalhista. Debateu ainda a estratégia de comunicação do Sindicato como ferramenta de mobilização dos professores.

Reivindicações miram a luta contra a reforma trabalhista

Em 2018 a campanha salarial irá abranger a educação básica e parcialmente o ensino superior e Sesi/Senai.

Na educação básica, a Convenção Coletiva tem vigência até fevereiro de 2018. A prioridade absoluta é a manutenção de todos os direitos da Convenção coletiva e a inclusão de garantias que possam proteger os professores contra a reforma trabalhista. "É preciso fazer uma blindagem contra o roubo de direitos previsto na nova legislação", disse o presidente do SinproSP, Luiz Antonio Barbagli.

A assembleia também aprovou outras duas reivindicações: a hora-tecnológica e a ampliação das licenças maternidade e paternidade.

As convenções do Superior e do Sistema S estão garantidas até 2019, exceto algumas cláusulas, que agora precisam ser discutidas. Além do reajuste salarial, a negociação vai abranger:

no ensino superior: assistência médica, bolsa de estudos em Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito, indenização ao professor demitido com mais de 50 anos e creche.

no Sesi/Senai: vales refeição e alimentação, complementação do auxílio-doença, estabilidade a 24 meses da aposentadoria e indenização ao professor demitido com mais de 50 anos.

Os professores votaram pela manutenção dessas cláusulas tal como existem hoje e pela discussão do índice de reajuste dos vales refeição e alimentação, no Sesi e Senai.

Reajuste salarial em 2018

A assembleia aprovou reposição integral da inflação, aumento real no valor de 50% deste índice e PLR de 18%. Essa reivindicação vale para professores de todos os segmentos: educação básica, ensino superior e sistema S.