06/02/2018 19h15

Oficina no SinproSP prepara voz dos professores para volta às aulas

Professores de diversas escolas e diferentes etapas escolares se reuniram no SinproSP na manhã de sábado, 03, para participarem da Oficina de Preparo Vocal. O evento foi um treinamento prático e teórico com o objetivo de condicionar a voz dos docentes para o período de volta às aulas.

A coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP, a Dra. Fabiana Zambon, contou que a ideia da oficina nasceu a partir do resultado do estudo dos efeitos que o começo das aulas pode significar à voz dos docentes. “No início do ano letivo muitos professores sentem um impacto na voz, devido à adaptação à nova realidade de trabalho, além da redução do uso vocal nas férias, que pode descondicionar a musculatura responsável pela produção da voz”, disse.

Fabiana explica que uma vez que o professor faz uso diferenciado da voz, com muitas horas de trabalho durante o dia e, em alguns casos, em circunstâncias adversas, é essencial que ele esteja atento a pequenos desvios e sintomas que podem denunciar uma alteração vocal.

A primeira parte da oficina trabalhou exatamente este ponto: treinamento de percepção vocal. Após aprenderem a identificar traços de alteração na voz, os participantes ouviram pequenas gravações e identificaram quais apresentavam algum sintoma. Segundo a Dra. Fabiana, esse passo é fundamental para a procura de auxílio profissional. “O tratamento de fonoterapia pode ter início antes mesmo do problema se instaurar, ele pode se dar pela de orientação aprimoramento vocal”.

Já a segunda parte da oficina foi dedicada aos exercícios práticos de condicionamento, aquecimento e desaquecimento de voz para o uso profissional.

Atendimento fonoaudiológico no SinproSP

Devido à grande procura, as vagas da Oficina de Condicionamento Vocal se esgotaram rapidamente. Mas o Programa de Saúde Vocal oferece gratuitamente aos professores sindicalizados orientação, avaliação, aprimoramento e tratamento de voz.

O atendimento é feito pela própria Dra. Fabiana Zambon de segunda a sexta das 14h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 5080-5988 ou e-mail voz@sinprosp.org.br.

|11.10.18 - Participe da assembleia para escolha da pauta de reivindicações
|11.10.18 - Feriado da Proclamação da República e Consciência Negra na Colônia do SinproSP
|10.10.18 - Eleições no SinproSP começam dia 22/10
|10.10.18 - Calendário escolar 2019: conheça a proposta do SinproSP