SinproSP

Cesar Lattes, um dos grandes cientistas do Brasil

Atualizada em 09/03/2005 12:52

Morreu nesta terça-feira (8/3), em Campinas, o físico brasileiro Cesar Lattes. Reconhecido internacionalmente pela descoberta, no final dos anos 40, do méson pi - partícula subatômica que garante a coesão do núcleo do átomo -, teve um grande papel no desenvolvimento da ciência no Brasil.

Foi sob o efeito de suas pesquisas que o país viu nascer o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - sendo um de seus fundadores –, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e os primeiros cursos de pós-graduação.

Professor do Instituto de Física Gleb Wataglin da Unicamp desde 1969, foi membro da Academia Brasileira de Ciências, das Sociedades Brasileira, Americana, Alemã, Italiana e Japonesa de Física, da União Internacional de Física Pura e Aplicada, entre outras associações.

“Cesar Lattes foi um dos maiores cientistas que o Brasil já teve”, afirmou Brito Cruz, reitor da Unicamp, em nota divulgada hoje. “Modelo para toda uma geração de físicos, sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil foi importantíssima”, completa.

Saiba mais sobre Cesar Lattes nos links selecionados abaixo:

Breve histórico de Cesar Lattes
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
CNPq
Instituto Ciência Hoje
Cesar Lattes e os 50 anos do méson pi
Ministério da Ciência e Tecnologia
A Cesar o que é de Lattes (Jornal da Unicamp)
50 anos da descoberta do Méson pi

.