12/04/2018 22h55

Negociações no ensino superior ainda centradas no plano de saúde

A possibilidade de mudanças na cláusula de plano de saúde ainda continua dominando as negociações no ensino superior. Em nova rodada, 10/03, a comissão patronal voltou a defender o sistema de coparticipação, no qual o professor pagaria por consultas e exames, além de uma taxa mensal.

Os representantes patronais também querem excluir do benefício professores com até 10 aulas, o que foi considerado inaceitável pelas entidades que estão negociando pelos professores. Para os sindicatos e a Fepesp, o plano de saúde tem que continuar universalizado, especialmente nesse momento em que as IES estão reestruturando os currículos e reduzindo carga horária.

Há ainda duas condições das quais os sindicatos não abrem mão. Uma delas, é o direito de opção pela permanência no plano, em caso de demissão ou aposentadoria. A outra, é assegurar o acompanhamento na transição para o novo modelo em todas as IES, de maneira a garantir a manutenção de direitos a todos os trabalhadores.

Próxima rodada de negociação: 2a feira, 16 de abril

|19.07.18 - Reforma do ensino médio: textos publicados pelo SinproSP