05/05/2018 16h30

Reunião no SinproSP discute ações mobilização para a assembleia do dia 19

Com negociações suspensas e ação na Justiça do Trabalho, professores estiveram reunidos no SinproSP, dia 05/05, para discutir as próximas etapas da luta em defesa da Convenção Coletiva dos Professores. As sugestões em discussão tinham como ponto central propostas de ações de mobilização para as próximas duas semanas com o objetivo prioritário de uma ampla assembleia no dia 19 de maio, quando deverá ser decidida eventual decretação de greve.

Como parte dessa agenda preparatória houve consenso pela realização de um ato dia 12 de maio em local público de grande visibilidade a ser definido até 4ª feira, quando o SinproSP divulgará o endereço do evento.

Na reunião, os professores avaliaram a campanha salarial com destaque para manobras patronais que tentam minimizar a ameaça contra os direitos da categoria. Segundo um professor presente, um diretor de uma escola da Abepar disse que as negociações tinham sido retomadas. A informação é falsa: as negociações continuam suspensas e o Sieeesp continua insistindo em reduzir garantias como recesso, férias, garantia semestral de salários e bolsas de estudos, entre outros (veja aqui a proposta apresentada pelo Sieeesp ao Tribunal Regional do Trabalho)

Por sugestão da diretoria do SinproSP, a reunião aprovou moção de solidariedade à dirigente do Sindicato dos Professores de Guarulhos vitima de agressão pela GCM em manifestação contra o Escola Sem Partido.

’Tô com o professor’

No domingo, dia 06, das 10h às 14h, será realizado o ato ’Tô com o professor’, em defesa dos direitos da categoria. A manifestação começa com uma aula pública, às 10h, com a cientista social Ludmila Abilio, seguida de um piquenique (quem for deve levar a comida). O ato acontece na Praça Marechal Cordeiro de Farias (Praça dos Arcos, na Paulista).

|19.10.18 - Demissão a partir de 16/10 garante salário até janeiro de 2018
|18.10.18 - No SinproSP, profa. Ludmila Costhek fala sobre precarização e resistência
|18.10.18 - Assembleia no SinproSP definirá pauta de reivindicações da Campanha Salarial
|17.10.18 - Professores do Senac têm assembleia em 19 de outubro