SinproSP

Itaú Cultural lança o programa Crônica na sala de aula

Atualizada em 04/04/2005 16:56

O programa Crônica na Sala de Aula abre inscrições para treinamento de professores do ensino médio e fundamental, a partir do dia 5 de abril. Com carga horária de 20 horas, o treinamento será dado pelas consultoras do programa, as professoras Noemi Jaffe, doutora em Literatura Brasileira pela Unicamp, e Cilza Bignotto, doutoranda do Departamento de Teoria Literária pela Unicamp. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 11- 2168-1876.

Além do treinamento, o instituto irá distribuir o material de apoio ao professor, criado pelo Núcleo de Ação Educativa do Itaú Cultural. Lá o professor encontra um panorama histórico do gênero no Brasil, um CD com a narração das crônicas e imagens de obras de arte que dialogam com os textos. O kit traz ainda sugestões de atividades para aplicação em sala de aula.

No material, o professor irá encontrar na íntegra crônicas como a Carta de Pero Vaz de Caminha, e autores como João do Rio, Machado de Assis, Lourenço Diaféria, até os contemporâneos Rubem Braga e Mário Prata.

O programa desenvolvido pelo Itaú Cultural tem por objetivo capacitar professores para a utilização da crônica como texto de apoio em sala de aula, propondo possibilidades de aplicação da crônica, relacionando-a com matérias do currículo escolar como história e artes. A idéia é estimular a leitura, difundindo e valorizando a crônica como um gênero nobre da literatura brasileira.

DOCENTES
Cilza Bignotto
Doutoranda do departamento de teoria literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp e mestre em Teoria Literária (Unicamp). É autora de artigos sobre literatura infantil e hipertextual publicados em livros, periódicos e na internet.

Noemi Jaffe
Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e autora do Folha Explica Macunaíma (Publifolha) e de Ler Palavras, Ver Imagens, em conjunto com Denise Grinspum (Ed Global).

Crônica na Sala de Aula
Capacitação para professores do Ensino Médio e Fundamental
80 vagas
Inscrições a partir de 5 de abril pelo telefone 11-2168-1876
Segunda a sexta, das 10 horas às 18 horas.

Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 – estação Brigadeiro do metrô
www.itaucultural.org.br

Fonte: Itaú Cultural

.