22/07/2019 17h35

Entidades científicas manifestam apoio ao trabalho do INPE

O conselho da Sociedade Para o Progresso da Ciência (SPBC) divulgou no domingo (21) um manifesto em defesa do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do trabalho de monitoramento da Amazônia que o INPE realiza. Na sexta-feira (19) Jair Bolsonaro criticou o trabalho, depois da divulgação de dados que apontam um crescimento de 88% do desmatamento da Amazônia no mês de junho, em relação a junho/2018 .

"Críticas sem fundamento a uma instituição científica, que atua há cerca de 60 anos e com amplo reconhecimento no País e no exterior, são ofensivas, inaceitáveis e lesivas ao conhecimento científico", protesta o documento

No dia 10 de julho, sete entidades científicas, entre elas a Academia Brasileira de Ciências, a própria SBPC e conselhos nacional e estaduais de fundações de amparo à pesquisa, enviaram carta ao presidente e aos ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia defendendo a importância estratégica do INPE. Na carta, as entidades mostram-se preocupadas com "recentes notícias que colocam em risco um patrimônio científico estratégico para a soberania nacional".

O SinproSP compartilha das manifestações em defesa do INPE

Manifesto do Conselho da SBPC (21/07)

Carta da Academia Brasileira de Letras e outras seis entidades (10/07)

|21.08.19 - Conheça a série Ciência Para Todos