31/07/2019 12h32

Regras para mudança de carga horária em início do semestre no ensino superior

Se você leciona na educação básica ou em cursos técnicos, acesse aqui

Predominantes no ensino superior, os cursos semestrais se caracterizam por uma maior flexibilidade entre um semestre e outro. Há mudanças na oferta de disciplinas, abertura de novas turmas, fechamento de classes, com repercussão na atribuição de aulas.

Como é um assunto que afeta os professores, toda mudança de carga horária está disciplinada nas Convenções Coletivas de Trabalho.

Como se verá a seguir, a Convenção Coletiva proíbe a redução imotivada de aulas e disciplina as mudanças causadas por alteração curricular ou redução no número de alunos. Mas atenção! Independentemente do motivo, há uma regra de ouro que deve ser sempre respeitada: toda mudança exige a concordância entre o professor e o empregador.

A necessidade de concordância mútua vale também quando a iniciativa é do professor. Se não houver acordo e a carga horária não puder ser mantida, a parte que propôs redução terá que rescindir o contrato de trabalho.

Veja o que diz a Convenção Coletiva de Trabalho:

Irredutibilidade de carga horária

A cláusula 34 da Convenção Coletiva dos professores do ensino superior proíbe a redução imotivada no número de aulas. Impede, por exemplo, que a direção ou coordenação tire aulas de um docente para entregá-las a outro. Isso também ocorre nos acordos coletivos do Senai Superior e do Senac.

Mas a Convenção também regulamenta a redução de carga horária quando ela se der por mudança curricular, por diminuição no número de alunos matriculados ou por iniciativa do professor. Qualquer que seja o motivo, é obrigatória a concordância entre professor e o seu empregador.

Convenção Coletiva dos Professores do Ensino Superior - cláusula 34

Acordo Coletivo dos Professores do Senac Ens. Superior - cláusula 17

Redução da carga horária por diminuição no número de matrículas

Como o número de matrículas efetivadas tem um certo de grau de imprevisibilidade, a Mantenedora pode comunicar a redução de carga horária, por escrito, nas primeiras duas semanas de aula, do primeiro dia ao último dia da segunda semana.

Feita a comunicação, o professor deve responder, também por escrito e no prazo de cinco dias, se aceita ou não a redução. Há casos em que a demissão com uma carga horária maior é economicamente mais vantajosa do que o trabalho com um número reduzido de aulas.

Se o professor não aceitar e não houver disponibilidade de outras aulas, seu contrato de trabalho será rescindido por demissão sem justa causa, sem o pagamento da Garantia Semestral de Salários.

Um aviso importante: a Garantia Semestral só deixará de ser paga se a diminuição nas matrículas justificar, de fato, a supressão de uma turma ou curso. Juntar duas classes de 30 alunos em uma de 55, por exemplo, não vale.

Convenção Coletiva dos Professores do Ensino Superior - cláusula 36

Acordo Coletivo dos Professores do Senac Ens. Superior - cláusula 50

Redução de carga horária provocada por mudança curricular

Mudanças na oferta de disciplinas são fatos previsíveis e por isso, o professor precisa ser comunicado com antecedência, no período letivo anterior. No ensino superior, o aviso tinha que ter sido feito pelo menos trinta dias antes do retorno às aulas.

Para o segundo semestre de 2019, por exemplo, a proposta de redução deveria ter sido feita no final do primeiro semestre letivo, pelo menos cinco dias antes do inicio das férias para que o professor tivesse prazo para responder e, se não aceitasse, fosse desligado da Instituição.

Se o professor aceitar a redução, ele tem prioridade na atribuição de aulas, desde que esteja habilitado.

Se a comunicação da mudança de carga horária for feita fora do prazo e o professor não concordar com a mudança, terá direito à Garantia Semestral de Salários, desde que, na data da demissão, estivesses contratado há 18 meses.

Convenção Coletiva dos Professores do Ensino Superior - cláusula 35

Acordo Coletivo dos Professores do Senai Ens. Superior - cláusula 30

|21.08.19 - Conheça a série Ciência Para Todos
|20.08.19 - Juízes para a Democracia voltam a alertar sobre a MP da Liberdade Econômica