SinproSP

Saiba o que é incontinência urinária

Atualizada em 24/05/2005 19:58

A incontinência urinária é a perda de urina quando ocorre independente da vontade. Na maioria dos casos, essas perdas estão associadas ao esforço físico, tosse e espirro. Outra situação pode ser a perda de urina, quando em contato com a água você sente um forte desejo em urinar e não consegue manter a continência.

Todas essas situações de perda urinária podem ser tanto por deficiência dos músculos que sustentam os órgãos pélvicos e mantém a continência, quanto, por um desajuste no sistema nervoso que controla a contração dos músculos da bexiga.

É importante considerarmos que este sintoma está cada vez mais comum em mulheres jovens e que na maioria das vezes, por vergonha ou constrangimento, essas mulheres não relatam suas queixas ao ginecologista. Por conta disso, criam estratégias para resolverem o problema sozinhas e, passam a utilizar absorventes higiênicos para aliviar o desconforto.

O uso destes absorventes, num primeiro momento, ajuda a mascarar e esconder o problema, pois as mulheres se sentem mais seguras, no entanto, em longo prazo contribuem para que a verdadeira causa do problema continue sem solução, favorecendo o agravamento da incontinência e repercussões negativas no bem estar, qualidade de vida e sexualidade.

Entretanto, o que a maioria das mulheres que sofrem desse mal não sabem, é que a incontinência tem cura e, a cura não necessariamente, precisa ser a cirurgia. Neste sentido, com o intuito de melhorar os sintomas de perda urinária, a fisioterapia utiliza-se de recursos, tais como, exercícios e estimulação elétrica, para fortalecer os músculos da pelve, evitando assim, os sintomas de incontinência.

Causas de incontinência
• infecção urinária
• gestação e parto (pois lesam as estruturas que sustentam os órgãos pélvicos)
• menopausa
• obesidade
• prática de esportes de alto e médio impacto
• doenças neurológicas e diabetes
• cirurgias pélvicas e de próstata

Tratamentos
• medicamentoso, terapia comportamental, cirurgias e fisioterapia

Para saber mais:
Atendimento no SINPRO-SP
Fisioterapeutas Liris Leite Wuo e Michelle Cristina Waitman
Terças e quintas das 8:30 às 10:00
Quartas das 17:00 às 19:00

.