SinproSP

Aprovada a convenção coletiva do ensino superior

Atualizada em 09/06/2005 16:50

Os professores aprovaram, na assembléia realizada nesta quinta-feira, a convenção coletiva de trabalho do ensino superior. O reajuste deste ano é 7,66% a partir de maio.

Trata-se de uma importante conquista. Os professores terão seus salários reajustados pelo ICV-Dieese, recompondo a base para 2006. A aplicação do reajuste a partir de maio – e não a partir de março – foi compensada pela conquista do mais alto dos índices apurados na data-base da categoria. O ganho é significativo quando se leva em conta as dificuldades enfrentadas durante o período de negociações, diante das fortes investidas dos mantenedores com propostas de reajuste que provocariam perdas na base irrecuperáveis.

A nova convenção coletiva terá duração bienal, com validade até fevereiro de 2007, estabelecendo antecipadamente como será calculado o reajuste salarial de 1º de março de 2006. O percentual resultará da média aritmética de três índices de inflação apurados na data-base da categoria (março a fevereiro): Dieese, Fipe e Inpc.

Cláusulas sociais
Durante as negociações, algumas cláusulas sofreram modificações. “Mas nenhuma delas provocou perdas para os professores”, explicou Luiz Antonio Barbagli, presidente do Sindicato, durante a assembléia.

A posição do SINPRO-SP, da FEPESP e demais sindicatos a ela filiados foi a de buscar o entendimento a fim de evitar que um impasse incontornável provocasse danos irreparáveis nas relações de trabalho dos docentes do ensino superior.