SinproSP

Seminário propõe reflexão sobre o papel do professor

Atualizada em 14/06/2005 14:24

Emilia Cipriano, educadora e pesquisadora, instigou os professores presentes ao seminário “Um pé no passado, um olhar para o futuro: para onde caminha a educação”, realizado no SINPRO-SP no último dia 8, a refletir sobre as transformações que ofício de ensinar tem sofrido e como isso afeta o trabalho do professor.

Em tom de bate-papo, Emilia provocou a participação da platéia de mais de 250 pessoas, formada majoritariamente por professores do Sesi e do Senai, ao iniciar o evento falando de suas próprias experiências acadêmicas e profissionais. Em resposta, os professores encorajaram-se a falar da importância da troca de idéias entre as práticas docentes, da qualidade do ensino de hoje, da necessidade do engajamento por mudanças.

Compromisso com ação
Emilia destacou a importância que os professores têm na vida dos alunos, de quanto eles exercem influência para os estudantes. “Educar significa construir identidades humanas”, disse.

Na análise da educadora, os docentes devem refletir sobre sua comunidade para o enfrentamento dos atuais problemas. Investigar o momento, fazer análise crítica dos processos educacionais, das práticas atuais e estabelecer o compromisso com a ação para que se possa promover mudanças.

“O que eu, educador, estou construindo para este momento histórico?”, convidou todos à indagação.

Eleição de delegados representantes
No mesmo dia do seminário, aconteceu a eleição de delegados representantes do Sesi e do Senai. Veja aqui quem são os eleitos.

.