SinproSP

Cuidados com a saúde no segundo semestre

Atualizada em 05/08/2005 11:11

Com o reinício das aulas em agosto, os professores devem ficar atentos aos cuidados com a saúde. O acúmulo de atividades cresce na mesma proporção do estresse que atinge a categoria até o fim do ano. E muitos problemas podem ser evitados com a prevenção.

O SINPRO-SP oferece dois serviços de cuidados para a saúde dos professores: o programa de saúde vocal e o programa de avaliação postural e prevenção de estresse. Ambos têm o objetivo de fornecer informações e orientações para que os professores possam evitar situações de risco e o surgimento de problemas.

No programa de saúde vocal o professor passa por uma avaliação com a fonoaudióloga do Sindicato para identificar como está sua qualidade vocal, recebe orientações sobre os cuidados básicos, aprende exercícios de relaxamento, aquecimento e desaquecimento. Quando necessário, o professor é encaminhado à terapia fonoaudiológica também oferecida pelo serviço.

Já o programa de avaliação postural, coordenado por fisioterapeutas, oferece ao professor avaliação postural, além de informações e orientações de como compensar os efeitos do estresse, do desgaste físico e mental decorrentes das pressões e responsabilidades do ambiente de trabalho.

Os dois serviços são gratuitos e dirigidos aos sócios do Sindicato. É necessário agendar horário antecipadamente. Informações pelo telefone 5080-5988.

Confira os dias e horários das avaliações
» Avaliações da saúde vocal
Segundas, das 17h às 18h30;
terças, das 17h30 às 19h30;
quintas, das 16h às 17h30;
sábados, das 9h às 11h.

» Avaliações posturais
Terças e quintas das 8:30 às 10:00
Quartas das 17:00 às 19:00
*É recomendável que os professores estejam usando roupa de banho (maiô ou sunga).