SinproSP

Pautas de reivindicações entregues

Atualizada em 27/01/2006 15:06
O SINPRO-SP e os demais sindicatos filiados à Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP) entregaram aos representantes patronais as pautas de reivindicações para a campanha salarial 2006. Dia 24/01, a entrega ocorreu no sindicato das escolas de educação básica (Sieeesp) e dia 27/01, no SESI e no SENAI. As próximas rodadas de negociações ocorrerão na próxima semana, dia 31/01. Neste dia, estão sendo aguardadas as primeiras respostas às pautas apresentadas.

Reivindicações
As pautas dos professores prevêem reposição da inflação, participação nos resultados e manutenção dos direitos coletivos. Entre eles, recesso de 30 dias, férias coletivas, gratuidade aos filhos de professores, garantia semestral de salários etc.

Além disso, a campanha pretende discutir o impacto das novas tecnologias no trabalho docente. Hoje, as atividades exigem maior disponibilidade dos professores e um investimento muito grande (aquisição de computadores, acesso à internet de banda larga, aperfeiçoamento constante).Por isso, as pautas prevêem um novo adicional de 5%, além da hora-atividade, como contrapartida pelos investimentos que os professores já fizeram.

Ensino superior
No ensino superior, a questão já está resolvida. A convenção coletiva assinada em 2005 tem duração de dois anos e por isso, os direitos estão garantidos até 28 de fevereiro de 2007. O reajuste em março será a média de inflação calculada nos doze meses anteriores. Os três índices que serão utilizados para cálculo da média são ICV-DIEESE, INPC-IBGE e IPC-FIPE.

Fonte: FEPESP