Voz do professor

SINPRO-SP apresenta dados sobre voz do professor em simpósio nos EUA

Atualizada em 23/05/2007 15:59

Os dados parciais da pesquisa sobre voz do professor feita pelo SINPRO-SP, em parceria com o Centro de Estudos da Voz (CEV) e a Universidade de Utah, serão apresentados no 36º simpósio anual da The Voice Foundation, que acontece entre os dias 29 de maio e 3 de junho, na Filadélfia, Estados Unidos.

A pesquisa do Sindicato, iniciada em março de 2006, é a reprodução do maior estudo norte-americano feito com professores, que pretende comparar dados sobre a voz desses profissionais com a população em geral.

Inicialmente, foram investigados apenas os docentes da rede privada de ensino de São Paulo. O resultado – que será apresentado no simpósio - apontou que 63% dos docentes já tiveram alterações vocais e 15% acham que terão de mudar de ocupação devido às alterações de voz.

Agora a pesquisa está sendo ampliada, com a coleta de dados sobre a voz dos professores em todos os estados brasileiros, da rede pública e privada. Os resultados deverão ser divulgados em meados do ano pelo Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP.

.