Voz do professor

Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP oferece palestras nas escolas

Atualizada em 24/08/2007 11:32

O SINPRO-SP dá início à nova edição da campanha “Os cuidados para a saúde vocal do professor”, com palestras gratuitas nas escolas. O objetivo do serviço é divulgar as informações sobre como cuidar da voz para um maior número de professores.

Durante cada palestra, os professores tomam conhecimento de como é o mecanismo de produção vocal, dos fatores de risco para o desenvolvimento de uma alteração na voz e recebem orientações para manter a saúde vocal. Todos os participantes recebem o manual com perguntas e respostas sobre a voz (Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz) e uma garrafinha para estimulá-los a beberem água durante o período de aulas.

Como a palestra possui caráter preventivo, as escolas receberão um certificado que poderá ser acrescentado nas ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador (NR 5).

As escolas com interesse em oferecer uma palestra para os professores devem ligar para o telefone 5080-5988 ou enviar um e-mail para voz@sinprosp.org.br. O agendamento da palestra deverá se feito com a fonoaudióloga Fabiana Zambon.

O serviço de palestras nas escolas é parte do Programa de Saúde Vocal do Sindicato que desde 2001 desenvolve atividades com objetivo de diminuir a incidência de problemas relacionados à voz dos professores. Hoje o programa oferece avaliação, orientação, aprimoramento e tratamento vocal aos professores da rede privada de ensino sindicalizados.