SinproSP

MEC aperta o cerco contra instituições que oferecem EAD

Atualizada em 19/11/2008 16:52

O Ministério da Educação determinou o fechamento de mais de mil pólos de atendimento de ensino a distância, após inspeção feita em quatro dos principais centros de ensino superior que oferecem graduação na modalidade EAD: Universidade Norte do Paraná, Faculdade Educacional da Lapa, Centro Universitário Leonardo da Vinci e Fundação Universidade do Tocantins.

Entre os problemas verificados estão falta de infra-estrutura básica e falhas no sistema de avaliação. De acordo com declaração do secretário da EAD do MEC, Carlos Bielschowsky, publicada pelo portal estadao.com, as instituições cresceram muito rápido sem atender às referências de qualidade. A supervisão do MEC continuará sendo feita até todas as instituições que oferecem EAD sejam avaliadas.

A notícia comprova o que o SINPRO-SP vem denunciando nos últimos anos: o crescimento desenfreado dos cursos na modalidade a distância pelo país tem tido efeitos nocivos na qualidade do ensino ofertado. Na maior parte dos casos os interesses mercadológicos se sobrepõem aos educacionais.

As questões de natureza profissional e trabalhista também estão sendo severamente afetadas com novas atribuições e tarefas aos professores, sem a devida contrapartida financeira e condições de trabalho de trabalho compatíveis. Em muito casos, com total desrespeito aos direitos dos professores.

Por tudo isso, o Sindicato considera a supervisão que vem sendo feita pelo MEC necessária. Espera que as instituições que não atendam aos requisitos básicos para a garantia da qualidade de ensino e o respeito ao trabalho dos professores sejam punidas e, se for o caso, tenham seus cursos fechados.

Para o bem da educação nacional.

Leia aqui publicação do SINPRO-SP sobre EAD

.