SinproSP

SINPRO-SP divulga comunicado aos professores do Mackenzie

Atualizada em 05/12/2008 08:16

Tendo em vista o final do ano letivo alguns esclarecimentos são necessários:

O rompimento do acordo coletivo interno se deu de forma unilateral pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Fato que nos foi comunicado em reunião da Comissão de Professores e funcionários (13/03/2008) pelo Dr. Gilson Alberto Novaes, Diretor de Administração e Gestão de Pessoas.

Tal rompimento nos surpreendeu, visto que o acordo interno foi uma grande conquista tanto para a instituição como para seus funcionários, solucionando e minimizando conflitos que surgissem.

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP) reuniu-se em 30 de outubro passado com a direção do Mackenzie com o objetivo de ouvir esclarecimentos sobre o Plano de Carreira (PC) que a instituição pretende implementar. Diante da complexidade do tema, a diretoria do SINPRO-SP dispôs-se a estudar cuidadosamente a proposta, tendo em vista a necessidade de assegurar que a implantação do novo PC não ferisse os direitos e os interesses dos docentes do Mackenzie.

O resultado dessa análise foi enviado aos mantenedores da Universidade poucos dias depois. Em resumo, o SINPRO-SP identificou na proposta do Mackenzie a ausência de informações objetivas sobre os valores atuais e os que serão pagos nas novas categorias criadas pelo PC. Consideramos que qualquer manifestação da nossa parte sobre sua implementação depende fundamentalmente da eventual identificação de rebaixamento dos salários que o novo Plano de Carreira possa provocar.

Até o presente momento, o SINPRO-SP não recebeu as informações solicitadas à Universidade Mackenzie, essenciais para que possa concluir a apreciação da proposta. Trata-se, como dissemos, de assunto de extrema delicadeza: uma vez implantado, o novo Plano de Carreira consolidará a vida acadêmica e trabalhista dos docentes da instituição. Nosso Sindicato estaria agindo em prejuízo dos professores que representa caso não fosse cauteloso em sua manifestação.