Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

AINDA NÃO É TEMPO DE ESCOLAS ABERTAS

O Sindicato dos Professores de São Paulo - SinproSP é contrário à retomada de atividades presenciais nas escolas a partir de setembro e aguarda a manifestação da Prefeitura de São Paulo para adotar providências que assegurem a preservação da saúde de professoras e professores, trabalhadoras e trabalhadores não docentes, estudantes e familiares.

No entendimento do Sindicato, a estranha decisão do governo estadual de adiar as aulas presenciais para outubro e, ao mesmo tempo, autorizar a abertura das escolas em setembro foi provocada pela pressão da rede privada de ensino.

Como o SinproSP sempre defendeu, o retorno às aulas - que inclui qualquer atividade presencial na escola - só pode ser determinada quando a epidemia estiver suficientemente controlada. Em outros países, a reabertura de escolas só foi bem sucedida nos locais que tiveram expressiva queda nas taxas de contágio e este não é o caso de São Paulo.

Se é perigoso abrir a escola para aulas regulares, é perigoso também permitir o funcionamento para aulas de reforço, recuperação, laboratório, bibliotecas e "atividades de acolhimento".

A escola não é uma bolha. Sua abertura, ainda que limitada, tem impacto sobre o espaço urbano em limites que vão bem além do seu entorno. A retomada das atividades presenciais mobiliza pessoas de bairros diferentes, amplia a circulação, favorece aglomerações nos pontos de ônibus, nas calçadas, nos bares na cidade.

Além disso, é um verdadeiro abuso querer que as professoras e os professores acumulem ainda mais tarefas, trabalhando presencialmente, em atividades de reforço, recuperação e "acolhimento" e a distância, com aulas regulares.

O SinproSP está estudando todas as possibilidades, inclusive jurídicas, para garantir que o retorno às atividades presenciais só ocorra no tempo certo, definido por parâmetros médico-sanitários. Esse foi o critério que determinou a suspensão das aulas em março de 2020 e é ele que deve definir, também, a data de retorno.

São Paulo, 12 de agosto de 2020.

Para maiores informações:

Luma Jatobá