ano VI - nº 213 13/07/2007


Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui

“Casseta e Planeta” deixa professores indignados
A diretoria SINPRO-SP compartilha da indignação dos professores com o programa “Casseta e Planeta” levado ao ar na última quarta-feira (11/07) pela Rede Globo.
A cena que está motivando inúmeros protestos mostra uma professora que se prostitui, inclusive com alunos, para ganhar “um extra”.
Como se não bastassem os diversos episódios registrados pela imprensa de inúmeras agressões praticadas contra professores no país inteiro, a sociedade brasileira tem que conviver com a construção de uma representação falsa de nossa categoria, como se pode deduzir desse humor gratuito e irresponsável exibido pela Rede Globo.
O episódio é ainda mais grave se levarmos em conta que na mesma data em que o programa foi veiculado o governo federal deixou nas mãos das redes de televisão a responsabilidade pela classificação de sua programação, o que pode eventualmente tornar a opinião pública refém do mau gosto e da incultura.

Outros destaques da edição:

Direitos
UNIB complica a vida de professores demitidos
Como se não bastasse o fato de ter demitido de uma só vez 59 professores, a Universidade Ibirapuera criou para eles um constrangimento que viola a legislação trabalhista: se quiserem receber as verbas rescisórias a que têm direito, os docentes devem se contentar com seu parcelamento, com o pagamento de apenas 10% da multa pelo atraso na rescisão e – o mais grave – com um termo de renúncia a futuras reclamações. [leia mais]

Educação básica
Capes assume formação dos professores da educação básica
A partir de agora, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão ligado ao MEC responsável pela avaliação da pós-graduação do país, terá também a missão cuidar da formação dos professores da educação básica. [leia mais]

Escola do Professor
Confira a programação de agosto
As inscrições para os cursos de agosto estão abertas. Veja as opções aqui. Em breve, SINPRO-SP divulgará a nova programação da Escola do Professor. Aguarde! [leia mais]

Especial
A história desconhecida dos trens de Rio Claro
Livro recém-lançado reconstitui a trajetória de uma ferrovia no interior paulista e ajuda a revelar detalhes da história do Brasil na virada do século XIX para o XX.
Leia entrevista com Guilherme Grandi, autor de “Café e expansão ferroviária”.




O SINPRO-SP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.Caso deseje não mais receber nossa correspondência eletrônica clique aqui.