07/06/2018 19h18

Ensino superior: assembleia aprova proposta de Convenção por dois anos

Assembleia dos professores do ensino superior realizada na tarde desta 5ª feira, dia 07, no SinproSP autorizou o Sindicato a assinar nova Convenção, com mudança na cláusula do plano de saúde e definição de reajuste para 2018 e 2019. O mais importante é que o plano de saúde continua garantido e também os direitos foram renovados por mais dois anos, até 2020. Os principais pontos são os seguintes:

Manutenção dos direitos até fevereiro /2020

Reajustes em 2018 e 2019: inflação acumulada entre março/2017 e fevereiro/2018 e entre março/2018 e fevereiro/2019. As instituições que optarem pela alteração no plano de saúde devem acrescer 0,86% em março/2019.

Plano de saúde: as mantenedoras poderão adotar a coparticipação, regime no qual o trabalhador paga por parte das consultas e procedimentos médicos. Podem mudar ainda o cálculo de contribuição do trabalhador, que hoje é de 10% do valor do plano. Na nova regra, o professor assumiria também a diferença entre o índice de reajuste definido pela ANS para planos individuais e a sinistralidade.

A mudança depende de decisão da Mantenedora, mas não será automática, pois precisará ser encaminhada a uma comissão composta por representantes dos sindicatos de professores e auxiliares e mantenedores. A alteração também só poderá ser feita na data do aniversário do plano.

Negociações

Inicialmente, as negociações com o Semesp, sindicato patronal, estavam limitadas a um número reduzido de questões: reajuste, plano de saúde, bolsa de estudo e creche. As demais cláusulas da Convenção estavam garantidas até fevereiro de 2019.

A possibilidade de mudança na cláusula de plano de saúde permitiu encaminhar as discussões no sentido de estender todos os direitos até 2020. A comissão encarregada das negociações, da qual fazem parte vários sindicatos de professores e auxiliares e representantes dos mantenedores, concluiu nesta semana a proposta que agora está sendo analisada em assembleias de todo o Estado.

|13.08.18 - Professores do Sesi/Senai têm reajuste complementar em agosto
|10.08.18 - SinproSP participa de ato em defesa dos direitos dos trabalhadores
|10.08.18 - Bolsonaro propõe ensino a distância para combater marxismo e reduzir custos
|09.08.18 - Dia do Basta: ato em defesa dos trabalhadores