Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui

Assembleia aprova orçamento do SinproSP para 2024

Reunidos em assembleia remota realizada nesta quinta-feira, 23 de novembro, professoras e professores sindicalizados aprovaram, por ampla maioria (95% dos votos, com 5% de contrários e nenhuma abstenção), a proposta de previsão orçamentária apresentada pela diretoria do SinproSP para o ano de 2024, que define como se darão a arrecadação e os investimentos a serem feitos pela entidade no próximo ano.

A assembleia aconteceu respeitando o formato, dia e período indicados em enquete que consultou democraticamente as e os docentes. E a decisão que nela foi coletivamente tomada por professoras e professores evidencia, mais uma vez, a responsabilidade da categoria e seu compromisso com um Sindicato politicamente forte e independente financeiramente. Essa é a escolha que permite, mesmo diante de adversidades, manter em pleno funcionamento toda a estrutura construída, pensando tanto em recursos humanos quanto materiais, com o selo de qualidade que sempre marcou os atendimentos, serviços e benefícios oferecidos; além disso, consolida espaço para avanços na capacidade de mobilização e de organização, para enfrentar as lutas e os desafios de 2024.

A categoria decidiu manter, sem alterações, a mensalidade de 0,75% do salário de sindicalizadas e sindicalizados, em doze parcelas anuais (totalizando 9%), descontadas do holerite na escola indicada pelo sócio ou sócia. A assembleia aprovou ainda a possível cobrança de uma contribuição negocial, recentemente autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com valor ainda a ser discutido no próximo ano, em assembleias de professoras e professores sindicalizados ou não, que deliberarão sobre a aprovação das convenções e acordos coletivos de trabalho dos diversos segmentos. Tal contribuição, se aprovada, deverá ser cobrada apenas e tão somente dos não sindicalizados, com o devido direito à oposição. Não haverá contribuição extra para sócios e sócias.

Na apresentação que fez para a assembleia, Lidiane Christovam, diretora tesoureira do SinproSP, destacou que o orçamento agora aprovado permitirá investimentos relevantes em áreas como tecnologia (fundamental para a proteção de dados e informações) e comunicação (estratégica para dialogar com a categoria e a sociedade). Além disso, ela destacou a realização de mais melhorias nos serviços prestados, como assistência jurídica e previdenciária, além de reformas já iniciadas na Colônia de Férias. Esse cenário abre por fim, e não menos importante, a possibilidade de se conquistar novas sindicalizações nos próximos meses, fortalecendo ainda mais a entidade, o que por consequência ajudará a ampliar também a arrecadação, criando assim um ciclo virtuoso.

Novas ideias, indicou Lidiane, já estão sendo desenvolvidas, incluindo um projeto itinerante do SinproSP, com um veículo que irá percorrer a cidade e alcançar professoras e professores a quem o Sindicato ainda não conseguiu ter acesso, por conta do gigantismo da capital e da atitude antissindical de algumas instituições. A iniciativa pretende ser um desdobramento muito bem pensado do histórico trabalho massivo de visita às escolas, para ouvir e esclarecer a categoria. Foi essa dinâmica cotidiana, com diretoras, diretores e agentes de sindicalização se movimentando pelos mais diferentes bairros de São Paulo, que garantiu, depois de muito tempo, que as novas sindicalizações feitas presencialmente superassem aquelas feitas pelo site do Sindicato.

A expressiva taxa de sindicalização registrada pelo SinproSP foi também destacada por Celso Napolitano, presidente do Sindicato. Para ele, o princípio "sustentar financeiramente, fortalecer politicamente", abraçado pela diretoria, tem sido o responsável por garantir uma entidade capaz de participar como protagonista das mais diferentes lutas gerais de trabalhadoras e trabalhadores, consolidando também convenções coletivas que são referências em todo o país, para as diferentes categorias. "É uma tarefa incansável e permanente de organização e mobilização, que se reflete em proteção, acolhida e condições dignas de trabalho. É também por atuar simultaneamente nessas várias frentes que o Sindicato é reconhecido e respeitado. Todas as nossas ações, afinal, têm um sentido político, da prestação de serviços às campanhas salariais", reforçou.

É por isso que o SinproSP quer estar sempre com você.

Em tempo: a gravação da assembleia deve ser preservada e não pode ser compartilhada, por conta das restrições colocadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sempre respeitada pelo SinproSP, visto que lidamos com informações sensíveis que requerem cuidados específicos em relação à privacidade e segurança. Já a ata da assembleia é pública, será devidamente registrada em cartório e posteriormente divulgada, como mais um instrumento de garantia da transparência do processo.

Orçamento aprovado pela Assembleia
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Linha do tempo das sindicalizações
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.