Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Com as pautas unificadas pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) e entregues a todas as representações patronais, as campanhas salariais dos diferentes segmentos entram agora na etapa das negociações. A organização e mobilização de professoras e professores serão fundamentais para fazer valer as reivindicações da categoria. Nesse processo, de maneira sempre transparente, é importante também fazer um balanço da semana que passou.


No Sesi/Senai, aconteceu no dia 05, terça-feira, a terceira rodada de negociação. "Estamos defendendo com firmeza todas as questões deliberadas pela assembleia, afunilando para os temas que mais se destacaram e argumentando ponto a ponto, para vencer resistências patronais", diz Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp. No Senac, a primeira rodada de negociação aconteceu na quarta-feira, dia 06. Foi feita a apresentação detalhada da pauta, com a concordância, por parte dos patrões, sobre a data-base e a validade das cláusulas sociais do atual acordo. Nessa primeira conversa, destaque para a equiparação salarial entre professoras e professores da capital e do interior, tema de extrema importância para o corpo docente da instituição.


No Ensino Superior e na Educação Básica, as duas representações patronais solicitaram um prazo para a análise das pautas que foram entregues no dia 29 de fevereiro. Por essa razão, as negociações de fato começarão na próxima semana, nos dias 11 e 12, respectivamente. Tanto o Sieeesp quanto o Semesp se comprometeram a apresentar, por escrito e antes desses encontros, justamente para agilizar o processo, as considerações iniciais sobre as reivindicações de professoras e professores. "Já teremos ideia, assim, do conjunto de avaliações que terão sido feitas, o que também nos ajudará a encaminhar as conversas com mais foco e objetivos bem definidos, otimizando os trabalhos", avalia Celso.


Fique sempre atenta e atento às informações do Sindicato, permanentemente atualizadas. Sugestões, dúvidas, solicitações de material, pedidos de visitas e também para participar de reuniões e auxiliar nas ações das campanhas podem ser encaminhados para o e-mail campanhasalarial@sinprosp.org.br. Participe dessa luta coletiva. Mais uma vez, o SinproSP está junto com você.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O protagonismo das mulheres nas lutas pela Educação e contra a Ditadura
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na conversa sobre "Ditadura Militar, Mulheres e Educação", Lucia Rincon, professora da PUC-Goiás e doutora em Educação pela Unesp, relembra momentos históricos importantes da luta feminina pela democracia e igualdade de gênero, na educação e para além dela. "O espaço democrático conquistado é decisivo para que a gente possa abordar a diversidade", explica a professora, que conta a Milena Buarque, apresentadora do podcast, as dificuldades das universitárias e professoras, depois do golpe de 1964 e durante a ditadura militar. Este episódio do SinproSP No Ar é o primeiro de março - e um dos muitos destaques do SinproSP para o Mês das Mulheres. Ouça aqui

SinproSP faz valer direitos de professoras e professores do Campos Salles
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP não dá descanso para escolas que cometem irregularidades e desrespeitam direitos de professoras e professores. Nessa jornada, mais uma vitória foi conquistada no final de fevereiro, quando a Justiça do Trabalho deu ganho de causa a uma ação (dissídio de greve) movida pelo Sindicato contra o Colégio Campos Salles. Agora é decisão da Justiça. Cumpra-se. Leia mais aqui

Escola de Professores - Agenda da Semana

» Curso "Literatura e Sociedade: o imbricamento necessário à educação" - Módulo II: "A inclusão de literatura de autoria feminina na escola". Docente Marlise Bridi. Inscrições abertas até 13/03. Início das aulas em 14/03.

» Curso "Educação (digital) na Era da Inteligência Artificial (IA)". Docente: Priscila Gonsales. Inscrições abertas até 18/03. Início das aulas em 20/03.

Faça aqui sua inscrição
Na Escola de Professores, uma conversa sobre "Direitos Autorais"
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No evento especial "A importância dos Direitos Autorais para o(a) Professor(a)", da Escola de Professores do SinproSP, Carolina Panzolini, especialista em Direito Autoral e Propriedade Intelectual pela OMPI e Membro da Comissão de Propriedade Intelectual (Direito Autoral) da OAB/DF, apresentou conceitos básicos dos direitos autorais de materiais e recursos utilizados pelos professores e professoras em sala de aula, com reflexões importantes sobre questões que afetam o cotidiano da categoria. Veja a íntegra da live no canal do SinproSP no YouTube

Leia no site:
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O Museu da Imigração inaugurou, em 23 de janeiro, a exposição Sombras-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil, das artistas Cristina Suzuki e Claudia Kiatake. A sombra é um elemento importantíssimo para a cultura japonesa, sobretudo no período Edo, em que o Japão fechava seus portos para estrangeiros. Nesse contexto, as artistas se debruçam sobre a dualidade e a ambiguidade da luz e da sombra, contrastantes como metáfora de duas culturas que entram em confluência. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$16 (inteira) R$8 (meia). Mais informações

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.