Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Depois de uma campanha salarial difícil e que durou quase 6 meses com mobilização intensa, panfletagens, carros de som, visitas dos diretores nas salas de professores das instituições, assembleias e até estado de greve, a Convenção Coletiva do Ensino Superior está assinada. “Toda a Convenção Coletiva está valendo, todos os direitos conquistados estão vigentes, foi uma grande vitória”, avalia Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp e integrante da comissão de negociação.

O SinproSP, inclusive, lembra as professoras e os professores do ensino superior que o reajuste salarial de 4,69% (média dos índices INPC e FIPE) começou a ser aplicado no salário deste mês (julho) e o abono salarial de 20,86% teve até o quinto dia útil de julho para ser pago, contemplando as diferenças salariais de março a junho de 2025, mais FGTS (8%) e multa rescisória (40%). Caso não tenha recebido procure o Sindicato. O sigilo é garantido.

Falando ainda das cláusulas econômicas, a PLR ou abono salarial será de 12% em janeiro de 2026 e o documento na íntegra com estes e outros direitos pode ser conferido aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) elegeu sua nova diretoria no último domingo, 13 de julho, durante o XI Congresso Nacional da Contee (Conatee), em Brasília.

A chapa eleita, que tem como coordenador-geral o professor Railton Nascimento Souza, atual presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC), conduzirá a entidade pelos próximos quatro anos em um cenário desafiador para os trabalhadores e trabalhadoras da educação e para a educação nacional como um todo.

Integram a nova Diretoria Executiva da Contee o atual presidente do SinproSP, professor Celso Napolitano (coordenação da Secretaria de Finanças), e os diretores Madalena Peixoto (coordenação da Secretaria de Assuntos Educacionais) e Fábio Zambon (coordenação da Secretaria de Relações de Trabalho). Lidiane Christovam, Sandra Caballero e Iberê Moreno também assumem postos na Diretoria Plena Efetiva.

A eleição ocorreu durante o XI Congresso Nacional da Contee (Conatee), em Brasília, no qual delegados e delegadas presentes também aprovaram o novo Plano de Lutas - documento que orientará a atuação da Confederação nos próximos anos.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Escola de Professores está preparando um segundo semestre recheado de cursos, oficinas e lives com base em propostas de professoras e professores que nos chegaram por meio de enquete. Com isso, a organização do programa do segundo semestre está a todo vapor.

Lembramos que as atividades ocorrem ao vivo ou na modalidade EaD e ficam disponíveis no site da escola durante um ano para que todos consigam fazer as aulas de acordo com sua disponibilidade.

Ainda dá tempo de acompanhar os seguintes cursos: Estratégias para regular as emoções e tornar a docência mais leve; EscolArte: um espaço democrático; Educação inclusiva perante os transtornos de aprendizagem; Cultura dos povos originários: primeiros passos; Matriz de correção do Enem e soluções objetivas de escrita; Cultura Africana e Afro-Brasileira e O cinema na sala de aula.

Acesse o site para conhecer as atividades e inscreva-se!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Para dirimir dúvidas ou fazer consultas, o atendimento pode ser presencial ou no telefone 5080-5970. Para dar entrada em processos, somente professores sindicalizados e contribuintes têm direito. Os primeiros gratuitamente e os últimos, mediante o pagamento de uma taxa e é necessário agendamento prévio por telefone.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Serviço exclusivo para professores sindicalizados e contribuintes. Basta ligar no 5080-5970. Para casos complexos e entrada em processo de aposentadoria, é preciso agendar. Para serviços de contagem de tempo de contribuição , basta entrar neste link e preencher com os dados solicitados. Em seguida, as advogadas entrarão em contato por e-mail com todo o posicionamento do pedido.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Professoras e professores filiados ao SinproSP contam com várias opções de planos coletivos por adesão. Conheça as opções disponíveis aqui. Caso precise de ajuda para encontrar o plano mais adequado para você e sua família, ou mesmo sanar qualquer dúvida, basta ligar para 11. 97653. 7180 e falar com nossos especialistas.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Boa notícia para quem quiser aproveitar o último pacote de férias na Colônia do SinproSP, de 24 a 30 de julho. Ainda há vagas disponíveis, exclusivas para sindicalizadas e sindicalizados, com preços diferenciados.

A Colônia fica em Praia Grande, Vila Caiçara, e conta com ótima infraestrutura: piscinas (adulto e infantil), quadra poliesportiva, quadra de beach tennis, área de lazer infantil e alimentação incluída na diária. Não é permitida a entrada de pets.

Para reservar, basta ligar no (11) 5080-5988 (Ramal 210) ou enviar uma mensagem para o e-mail: colonia@sinprosp.org.br

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Plataforma de Benefícios do SinproSP oferece descontos em hospedagens (pousadas, hoteis e resorts), aluguel de carro, passagem de ônibus, estacionamento do aeroporto, compra de malas de viagem, casa de câmbio, passeios e roteiros, tudo para deixar sua viagem mais prática e econômica.

Conheça os serviços disponíveis exclusivamente para sindicalizadas e sindicalizados. Caso ainda não tenha cadastro na Plataforma, não perca esta chance! Cadastre-se aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Literatura erótica é tabu ou ferramenta crítica? Eliane Robert Moraes é professora de literatura brasileira da USP e crítica literária, referência nos estudos sobre o erotismo. Em visita ao SinproSP, a pesquisadora explorou os caminhos para pensar sobre esse tipo de literatura e os limites para a sua banalização no trabalho em sala de aula - seja no ensino básico ou superior.

"Ela pode dizer tudo, mas nem tudo pode ser praticado. É aí que ela [a literatura erótica] nos ajuda a pensar os assuntos mais escabrosos da nossa existência", contou a pesquisadora.

A síntese dessa conversa está disponível na edição n.4 da GIZ, revista produzida pelo SinproSP e que se posiciona na linha de frente da democracia e do pensamento crítico.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Até domingo, 20 de julho, a Cinemateca Brasileira promove a quarta edição da Mostra SAC: Espetáculo, Polêmica, Cultura e presta homenagem ao cinema como espaço de debate estético, político e cultural.

Entre os destaques nacionais estão raridades, como a nova cópia digital de O Rei do Milagre, de Joel Barcelos, confeccionada especialmente para essa Mostra, além de clássicos como O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, e Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade – obras fundamentais para se pensar o entrelaçamento entre forma estética e posicionamento político no cinema brasileiro.

A programação internacional reforça o diálogo entre tradição e modernidade, com títulos como Metrópolis, de Fritz Lang, e Jules e Jim – Uma mulher para dois, de François Truffaut, ao lado de filmes menos conhecidos, como o iraniano A Morte de Yazdgerd, de Bahram Beizai, e o egípcio A Última Noite, de Kamal El Sheikh.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Clementino. A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes das sessões. Confira toda a programação aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.