Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Abaixo, ideias simples de serem seguidas e que podem poupar muita dor de cabeça mais à frente. São pequenos hábitos que valem a pena relembrar e incorporar no dia a dia.

  1. Mantenha páginas estritamente profissionais para o contato com alunos, em que todos os conteúdos postados tenham relação com a disciplina lecionada ou a vida escolar. Seja no facebook, twitter, instagram e outros, o seu perfil pessoal deve ser destinado aos amigos, colegas e família.
  2. Organize em pastas específicas todo o conteúdo digital relativo ao seu trabalho: material de aulas, blogs e plataformas interativas; e-mails trocados com alunos e coordenação; mensagens via whatsapp, comunicados e convocações na intranet ou registro de envio de notas por meio eletrônico.
  3. Não jogue fora o calendário escolar. Ele pode comprovar as atividades exigidas, confirmar se as férias e o recesso estão sendo respeitados e conhecer a data limite para a demissão sem justa causa.
  4. Solicite o plano de carreira, que integra o contrato de trabalho. Por isso, os professores devem ter acesso à íntegra para conhecer os enquadramentos, as faixas salariais, as regras de ascensão e mobilidade.
  5. Os holerites digitais devem ser baixados e salvos no computador, nuvem ou pendrive todos os meses, pois eles não ficam muito tempo disponíveis na intranet. Eles são necessários para cobrar dívidas trabalhistas, resolver problemas com a Receita Federal e aposentadoria, razão pela qual devem ser guardados a vida toda e não apenas os últimos cinco anos.
  6. Confira sempre o seu salário e anote suas horas extras. O professor tem que saber como o seu salário é calculado e deve fazer a conferência todo mês. Dê especial atenção ao pagamento das horas extras, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda.
  7. Controle o seu FGTS mês a mês e também as contribuições à Previdência. A Caixa Econômica Federal tem um aplicativo que permite a consulta de todas as suas contas de FGTS no celular ou tablet. Para acompanhar se a escola está depositando as contribuições à Previdência, é fundamental baixar o aplicativo "Meu INSS" e ficar de olho. Pode parecer bobagem, mas faz uma enorme diferença na hora de se aposentar. Acesse aqui o App FGTS - Android e IOS.
  8. Leia as dicas em detalhes aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Lembramos que para se opor à Contribuição é necessário encaminhar, via Correio, Carta Registrada de Oposição devidamente assinada e com data de postagem até 30 de agosto ou entregar o documento pessoalmente, na sede do Sindicato, até o dia 29 de agosto, sexta-feira, entre 8h30 e 17h30.

A Contribuição Assistencial, referente a professores não sindicalizados, é um desconto anual único de 3% do salário bruto de setembro (pago até o 5º dia útil de outubro). A deliberação pela cobrança da Contribuição Assistencial foi aprovada pelas assembleias de Previsão Orçamentária e das Campanhas Salariais de cada segmento de ensino, com o objetivo de fortalecer o Sindicato política e financeiramente.

No site do Sinpro há um modelo padrão: veja o passo a passo. Saiba mais sobre a Contribuição Assistencial acessando este Guia Prático.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Em meados de julho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) entendeu procedente o Dissídio Coletivo de Trabalho da Cláusula 63, que trata do adicional pela elaboração das atividades adaptadas e avaliativas, e da procedência da sua manutenção.

Agora, os sindicatos aguardam o voto do relator do processo e o agendamento da data do julgamento pela Seção de Dissídios Coletivos (SDC), com prazo para manifestações dos dois sindicatos (profissional e patronal). O SinproSP organizou uma publicação com depoimentos de professores sobre a importância da manutenção da 63 na Convenção Coletiva, além de entrevistas e cartas de apoio de vereadores e deputados. Fique atento às redes do Sindicato para acompanhar o caso.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O Coletivo Paulo Freire convida professoras e professores para discutir e refletir sobre o legado de Paulo Freire na Secretaria de Educação de São Paulo durante a gestão Luiza Erundina (1989-1992). O evento será no próximo dia 12 de agosto, terça-feira, das 14h às 17h, no auditório do SinproSP - Rua Borges Lagoa, 170, Vila Clementino.

Nesta conversa, as professoras e gestoras que trabalharam com Freire contarão como foi esse trabalho e farão um paralelo com o atual momento da educação pública na cidade de São Paulo. A dinâmica será conduzida por Maria Helena Bertolini Bezerra, Meyri Venci Chieffi, Olga Kalil Figueiredo, Regina Inês Villas Boas Estima e Martinho Condini.

Para participar, basta chegar. Desde já, todas e todos são bem-vindos!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Maria Sofia Aragão, coordenadora da Escola de Professores do SinproSP, assina artigo na edição de julho ( online) da Revista Educação em que trata do desafio de acompanhar continuamente o que surge tanto no conhecimento científico, como nas mudanças sociais. Com isso, destaca o papel da Escola de Professores na atualização profissional de docentes. O artigo está disponível neste link.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na próxima sexta-feira, dia 08 de agosto, das 19h às 20h30, no Canal do SinproSP no YouTube, Roberto Lent, médico, professor da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino profere Aula Magna "Neurociência e Educação", inaugurando oficialmente as atividades deste segundo semestre da Escola de Professores do SinproSP.

E no sábado, dia 09, às 15 horas, o Clube de Leitura presencial discutirá a obra "Em agosto nos vemos", de Gabriel García Marques. O encontro será presencial na Livraria Martins Fontes Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 309.

Para participar dos eventos e obter os certificados, é preciso inscrição prévia. Mais informações aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Já pensou em comprar o presente do seu pai com desconto? A Plataforma de Benefícios do SinproSP tem diversos produtos e serviços em promoção nas categorias: eletrônicos, lazer, viagem, esporte, gastronomia, exclusivamente para sindicalizados e contribuintes (aqueles que não se opuseram à contribuição assistencial). Não perca esta chance! Cadastre-se aqui e conheça os serviços e benefícios disponíveis.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Por Donny Correia

Fica em cartaz até domingo, 3 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake, a exposição "Teatro Experimental do Negro nas Fotografias de José Medeiros". São cerca de 110 obras, entre fotografias e documentos provenientes do acervo do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), com curadoria de Eugênio Lima.

As peças destacam a histórica colaboração entre o Teatro Experimental do Negro (TEN) e o fotógrafo José Medeiros (1921-1991) ao longo de quase duas décadas, e o papel fundamental desta parceria tanto na evolução do teatro moderno no Brasil quanto na afirmação da identidade negra nas artes e na esfera pública.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) e o MIS Experience abrigam duas grandes exposições com entradas gratuitas às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês. Confira:

Baú do Raul - é uma megaexposição no MIS em homenagem aos 80 anos do eterno "maluco beleza", Raul Seixas (ou Raulzito), que revisita sua vida e obra com itens como roupas, instrumentos musicais, fotos, manuscritos, vídeos. São mais de 15 salas para roqueiro nenhum botar defeito. E, para finalizar, na sala "Toca Raul" o público pode se sentir um rockstar cantando sucessos do músico. E ainda recebe o material online como recordação. O MIS fica na Av. Europa, 158, em São Paulo.

Uma viagem imersiva extraordinária - Júlio Verne 200 - é uma mostra no MIS Experience que mergulha no universo das obras do escritor francês: "Viagem ao centro da Terra", "Vinte mil léguas submarinas" e "Volta ao mundo em 80 dias". Há projeções imersivas, áreas de realidade virtual e metaverso, recriações de objetos e mapas da época, além trilha sonora gravada pela Orquestra e Coro Sinfônicos de Bratislava (Eslováquia). A exposição, que estreou em Barcelona em 2024, está em turnê internacional, culminando em Paris em 2028 como parte dos eventos que homenageiam o bicentenário de Verne. Conta com apoio e assessoria da Société Jules Verne, a principal organização internacional dedicada aos estudos do autor.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.