Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Com o início do segundo semestre letivo em agosto, o Sinpro retoma as atividades de visitas às salas de professores, inclusive às professoras que trabalham exclusivamente em escolas de Educação Infantil, conquista recente da categoria. "Cada visita fortalece nosso vínculo com a base, amplia o diálogo com os professores e reafirma nosso papel de luta e representação", relata Patrícia Tavolassi, Gerente de Arrecadação e Integração Escolar do SinproSP. A Gerente também conta que, na avaliação dos docentes, as visitas são extremamente positivas já que ajudam a aumentar a confiança e criar um canal direto para esclarecer dúvidas, exprimir demandas e apoiar mobilizações coletivas.

Para Patrícia, o semestre começa com energias renovadas para intensificar o trabalho e garantir que, até dezembro, um número ainda maior de docentes sejam alcançados com a iniciativa. O time de base do Sindicato já alcançou a marca de 500 visitas no primeiro semestre, garantindo 50% da meta de 1 mil para 2025. "Essa meta representa muito mais do que um número, é o reflexo do nosso compromisso em estar presente, ouvir os professores, fortalecer a categoria e lutar por melhores condições de trabalho", reforça Patrícia. "Seguimos lado a lado com os professores".

Para solicitar uma visita à sua escola, mande uma mensagem para o e-mail: agendamentos@sinprosp.org.br

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Escola de Professores oferece, na programação da semana que vem, duas ferramentas essenciais para o dia a dia do trabalho docente.

Na primeira atividade, Fabíola Dobrillovich, neuropsicopedagoga clínica com especialização em saúde mental e educação inclusiva, trata do "Transtorno opositor desafiador: síndrome do imperador ou falta de limites?", com orientações sobre como identificar e como criar estratégias voltadas ao transtorno. A aula é gratuita, acontece na segunda-feira, 18 de agosto, ao vivo pelo Youtube do SinproSP. Para inscrição e certificado, acesse aqui.

Para treinamento sobre Comunicação e Voz e ferramentas de manutenção da saúde vocal, a Dra. Fabiana Zambon, fonoaudióloga especialista em voz, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP, ministrará uma oficina dividida em duas partes: nas terça-feiras, 19 e 26 de agosto, das 19h às 20h30. Para receber o link de acesso pelo Zoom, inscreva-se aqui.

Conheça a programação completa da Escola neste segundo semestre navegando pelo site

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A avaliação vocal consiste em uma análise fonoaudiológica para identificar o grau de saúde do seu aparelho vocal. No caso de professoras e professores, o acompanhamento com fonoaudiólogo especializado é a forma ideal de identificar sintomas de adoecimento da voz. Afinal, além da qualidade de vida como um todo, é um dos seus instrumentos de trabalho.

A avaliação é gratuita para sindicalizados e contribuintes (quem não realizou oposição à Contribuição Assistencial), e pode ser agendada pelo telefone (11) 5080-5988, Whatsapp (11) 5080-5973 ou e-mail: voz@sinprosp.org.br

Você também pode acompanhar as dicas da Dra. Fabiana Zambon, fonoaudióloga especialista em voz e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do Sindicato, no Instagram do Sinpro. Ou, ainda, ler a última edição do Guia Bem-Estar Vocal.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Como parte da programação especial de outubro, o Sinpro irá organizar uma oficina para representação artística da Vida de Professor a partir de relatos sobre os prazeres e as dificuldades que permeiam o cotidiano docente. Com coordenação da professora Beth Vespoli, a proposta é que professoras e professores enviem seus relatos em vídeo de, no máximo, um minuto e vinte segundos, gravados no celular e em formato vertical. Não é preciso identificar seu nome e/ou o da escola na qual trabalha.

Os vídeos podem ser enviados para o e-mail imprensa@sinprosp.org.br até, no máximo, dia 5 de setembro, sexta-feira, em formato bruto, sem edição. No corpo do e-mail, precisamos, sim, de uma identificação - nome do professor, nível de ensino e matéria que leciona. Enviando o seu vídeo, você automaticamente estará selecionado para participar da oficina, além de ajudar a organizar um bonito registro sobre a profissão.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Neste fim de semana, a vizinha Embu das Artes encerra seu Festival de Inverno 2025. Marcado por uma programação diversificada e animada, o evento terá grande show de encerramento no domingo, dia 17, às 20h, no Centro Histórico, com Alceu Valença - mais um dos importantes nomes da música brasileira. Dono de canções consagradas como "Tropicana", "Anunciação", "Coração bobo" e "La belle de jour", que ganhou uma versão bilíngue com a cantora francesa Zaz no final do ano passado, Alceu Valença apresenta o show "Alceu Dispor", que promete animar o público com uma avalanche de sucessos. O Festival é uma realização das secretarias de Turismo e de Cultura de Embu das Artes e a entrada é gratuita.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Jornada do Patrimônio 2025, que acontece neste fim de semana, dias 16 e 17 de agosto, contará com a participação de 26 museus que oferecerão entrada gratuita ao público na cidade de São Paulo. Com o tema "Tempo em sentidos", a proposta do evento convida a uma experiência sensorial pelo patrimônio, explorando as diferentes sensações, memórias e histórias dos lugares, objetos e manifestações culturais. Durante todo o fim de semana, museus de grande relevância cultural terão acesso livre na cidade. Além da gratuidade, cada museu realizará atividades especiais relacionadas ao tema da edição, promovendo a valorização e a difusão do patrimônio histórico e cultural paulistano. Confira a programação da Jornada disponível no site oficial do evento.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.