Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A assembleia estadual unificada de professoras, professores, técnicas e técnicos de ensino do Sesi-SP e do Senai-SP, realizada na noite desta quinta-feira, 29 de janeiro, aprovou por unanimidade a pauta de reivindicações proposta pela Fepesp e pelos 25 sindicatos que integram a sua base, dando início à Campanha Salarial 2026.

Dentre os pontos centrais aprovados estão reajuste salarial pelo INPC acrescido de 50% do índice a título de aumento real; abono salarial de 18%; aumento do valor do Vale Refeição e do Vale Alimentação de acordo com o índice do reajuste salarial e acrescido de 10%, e que sejam concedidos também nas férias; ingresso de filhos de professores em qualquer série dos níveis de ensino, desde que haja vaga; isonomia salarial entre os professores especialistas do Fundamental I e II, regramento para que professoras do 3º, 4º e 5º do Fundamental não atendam outras turmas. Temas como saúde mental, inclusão, pejotização e condições de trabalho são itens de destaque neste ano.

A pauta de reivindicações será entregue à direção do Sesi na próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro, marcando a primeira rodada de negociações deste segmento em 2026. Vale destacar que professoras e professores também deliberaram sobre o caráter permanente da Assembleia.

Em breve divulgaremos a íntegra da pauta de reivindicações.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A assembleia de definição da pauta de reivindicações para os docentes da FASESP - Faculdade SESI São Paulo, será online na próxima quinta-feira, 05 de fevereiro, às 16h. É necessário inscrição aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Professoras e professores que lecionam no Senac, seja no Ensino Superior ou Ensino Médio, têm assembleia online, via Zoom, no dia 05 de fevereiro, para definição da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2026.

A novidade deste ano é que as assembleias serão estaduais e unificadas, ou seja, a Fepesp e os 25 sindicatos que integram sua base no estado, dentre eles o SinproSP, juntarão forças desde o início para compor uma pauta que garanta direitos e conquistas da categoria. Para participar é preciso fazer a inscrição prévia:

• Senac Superior, às 14h - inscreva-se aqui
• Senac Ensino Médio, às 19h - inscreva-se aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O departamento jurídico do SinproSP conseguiu decisão no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (TRT- 2) de São Paulo que a Ânima Educação, empresa mantenedora da Universidade Anhembi Morumbi, cancele a advertência imposta em outubro de 2025 ao professor Iberê Barros, diretor suplente do sindicato.

Durante uma live fechada para funcionários da mantenedora com o objetivo de comemorar o mês do professor, o dirigente e empregado do Grupo fez comentários sobre redução de salários e do valor de hora-aula praticada pela empresa.

Após o evento, Iberê foi punido pela Ânima com uma advertência. O professor ingressou com ação para anular a punição, com assistência do departamento jurídico do Sinpro, de modo a garantir o direito à livre manifestação. Em audiência, o juiz propôs a possibilidade de anulação da punição mediante acordo, o que foi prontamente recusado pela Instituição que, também insistiu em ser indenizada por “danos morais” (sic).

A questão, então, foi a julgamento. Na sentença, o juiz Marcelo Vieira Camargo, 59ª Vara do TRT-2 de São Paulo, deliberou que a sanção da Ânima Educação ao docente foi “desproporcional e inadequada, pois dirigida a coibir manifestação crítica vinculada à atuação sindical do reclamante, ainda que expressa em termos firmes. A sanção, tal como aplicada, ultrapassa os limites do poder diretivo e assume contornos de restrição indevida à liberdade de expressão e à atuação sindical”, em trecho da decisão que anulou a advertência garantindo a livre manifestação do prof. Iberê e que julgou improcedente o estranho pedido de indenização. A decisão foi em primeira instância e ainda cabe recurso.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP continua acompanhando atentamente o processo eleitoral das CIPAA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio - nas instituições de ensino com calendários de votação já definidos.

Além de sua função tradicional de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a CIPAA também se dedica à prevenção e ao combate ao assédio sexual, moral e a todas as formas de violência no trabalho. Formada por representantes da instituição e dos trabalhadores, a CIPAA atua para garantir que o ambiente laboral seja pautado pelo respeito, segurança e dignidade para todos.

A legislação vigente protege os empregados e as empregadas eleitos para a CIPAA, assegurando que não possam ser dispensados arbitrariamente ou sem justa causa, desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.

Se houver interesse em se candidatar, solicitamos que entrem em contato com o Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Instituição de Ensino para obter mais informações sobre o processo de inscrição e as regras eleitorais.

O SinproSP continua à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas no e-mail: cipa@sinprosp.org.br

Atenção professoras e professores do Colégio Maria Ward: o período de inscrição de candidatura para a CIPAA vai até 2 de fevereiro, segunda-feira. O Sinpro considera de fundamental importância que professores e professoras se candidatem, principalmente diante da implementação das modificações nas normas regulamentadoras (NR1 e NR5) sobre doença mental e assédio no trabalho e formas de fiscalizar a atuação das empresas. O SINPRO divulgará as datas das eleições.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O período de estabilidade no emprego de docentes da Educação Básica determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2), na decisão sobre a validade da cláusula 63 da Convenção Coletiva de Trabalho se encerra no próximo dia 02, segunda-feira.

No entanto, no caso de demissão sem justa causa no primeiro semestre, professoras e professores que trabalham na mesma escola há 22 meses têm garantia semestral de salários, ou seja, devem receber salários integrais até dia 30 de junho.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Professoras e professores do Ensino Superior devem receber até o quinto dia útil, 6 de fevereiro, o pagamento de 12% calculados sobre o salário de dezembro de 2025, a título de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) ou Abono Especial. A regra está estabelecida na Convenção Coletiva assinada em 2025.

Terão direito à PLR ou ao Abono Especial professoras e professores em atividade e quem está afastado por licença maternidade por gravidez ou adoção, licença médica de até três meses ou ainda em licença remunerada.

Quem foi desligado durante 2025 também deve ter recebido a PLR, mas com valor proporcional. Professoras e professores demitidos em dezembro têm direito a receber o valor integral da PLR. Lembrando: não há recebimento em caso de licença não remunerada.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No dia 06 de fevereiro, às 14h, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) promove palestra online, no canal do Youtube da entidade, com o tema “Da Norma à Ação: NR-1 como ferramenta sindical na luta pela Saúde Mental das trabalhadoras e dos trabalhadores da Educação”.

Domingos Lino, especialista em saúde do trabalhador, foi especialmente convidado para explicar as atualizações da Norma Reguladora 1 ( NR-1), que a partir de maio entrará em vigor no país, passando a reconhecer oficialmente os chamados riscos psicossociais, como saúde mental e assédio, na segurança e saúde dos trabalhadores brasileiros. O palestrante ainda vai apontar os impactos nos ambientes educacionais e indicar estratégias sindicais para enfrentar o adoecimento mental da categoria.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na tarde desta sexta-feira, 30 de janeiro, a professora Lidiane Christovam, diretora do SinproSP, coordenou o sorteio das vagas na Colônia de Férias para o período do Carnaval. O sorteio foi ao vivo pelo Instagram do Sindicato.

Vinte professoras e professores foram sorteados e vão curtir o feriadão aproveitando os bloquinhos e desfiles das Escolas de Samba da Praia Grande. Ou o sossego da piscina e o balanço da rede na Colônia. Confira a lista dos sorteados abaixo:

1. ARIANE CASSIA DOS REIS
2. MARIA FERNANDA BERTOLINI DIAS
3. ANDREA PEREIRA DE ARAUJO
4. ROSIMEIRE VIEIRA ROCHA PEDRAS
5. PÂMELA SIMONE CHICO
6. ELLEN FELIPE BISPO DE OLIVEIRA
7. PRISCILA DA SILVA SOUZA
8. PEDRO ZAIDLER
9. MARIA ESTER DUARTE PEDROSA RECHI
10. TATIANE OLAIO DA SILVA
11. PATRÍCIA DE CICCO CANATO
12. ELENA DE SOUSA SILVA
13. FABIANA QUIRINO SILVA
14. ANDRESSA GARCIA MARCOMINI PINTO
15. JAQUELINE SILVA DIAS
16. GRAZIELA LAVOR DANTAS
17. RIETTI VIEIRA ALVES
18. CRISTIANE APARECIDA ALMEIDA ROCHA
19. DÉBORA CRISTINA DA SERRA SILVA SANTOS
20. THALITA MARI D ALESIO DE SANTANA

ATENÇÃO: A Colônia está com vagas abertas para o final de semana de 6 a 8/02. A reserva é feita por ordem de interesse: basta enviar e-mail para colonia@sinprosp.org.br ou ligar diretamente para 5080-5988, ramal 210
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O mês da mulher está chegando e para comemorar o SinproSP está organizando várias surpresas. Teremos sorteios de ingressos para shows, peças teatrais, livros, spa e muito mais. Professora: fique atenta, acompanhe o perfil do SinproSP no Instagram, ative o sininho e boa sorte!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O semestre letivo está começando e cuidar da voz é importantíssimo. No dia 05 de fevereiro, quinta-feira, às 19 horas, será realizada a já tradicional “Oficina de Voz” ministrada pela Dra. Fabiana Zambon, fonoaudióloga especialista em voz, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP. A atividade faz parte da programação do semestre da Escola de Professores, é gratuita e aberta a todos. Para participar, é necessário se inscrever pelo site.

Durante a oficina, oferecida pelo SinproSP todo início de semestre, a doutora Fabiana aponta os principais riscos vocais para professoras e professores, como número excessivo de alunos, carga de trabalho intensa, condições acústicas e ambientais inadequadas. Ela também indica cuidados que podem e devem ser feitos para preservar a saúde vocal.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No boletim da semana passada, informamos, de forma equivocada, que a nova mediadora do Clube de Leitura, Marlise Vaz Bridi, era Professora Emérita da USP. Na realidade, Marlise é doutora em Literatura Portuguesa, professora aposentada da Universidade Mackenzie e da Universidade de São Paulo, onde ainda orienta pesquisas na Pós-Graduação. A equipe de Comunicação pede desculpas pelo erro.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Parque CienTec-USP
Localizado na região do Instituto de Geociências da USP, o Parque CienTec é um espaço dedicado à divulgação científica e ao contato com a natureza. Com trilhas, áreas verdes e instalações voltadas para astronomia, meteorologia e ciências da Terra, o parque convida visitantes de todas as idades a aprender de forma interativa, unindo passeio ao ar livre e conhecimento em um dos cantinhos menos óbvios da Zona Sul. O CienTec fica na Avenida Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda

Parque Burle Marx
Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque é um refúgio de tranquilidade em meio ao caos de São Paulo. Com jardins bem cuidados, lagos, trilhas leves e áreas de contemplação, o espaço é ideal para quem busca contato com a natureza, caminhadas silenciosas ou simplesmente um momento de pausa em um dos parques mais elegantes e menos movimentados da cidade. Anote o endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade

Cafezal Urbano
O maior cafezal urbano fica aqui mesmo, em São Paulo. Possui cerca de 2 mil pés de café em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada na sede do Instituto Biológico, na Vila Mariana, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades de café Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC). De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas. Fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana. É preciso agendamento prévio.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
www.sinprosp.org.br
Baixe o aplicativo do SinproSP Siga-nos
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.