Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 12 de fevereiro, professoras e professores que ministram aulas no ensino superior definiram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026 e aguardam, mobilizados, as negociações com as mantenedoras. Neste ano, a novidade é que esta assembleia definidora da pauta foi unificada - docentes e trabalhadores não docentes de todo o estado participaram da elaboração das reivindicações, contribuindo e adensando o debate conduzido pela Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp) e os 25 Sindicatos integrantes da base.

As principais reivindicações apontaram para a manutenção de tudo o que já foi conquistado pela categoria, inclusive o Plano de Saúde e a Bolsa de Estudos, além da implantação do marco regulatório da Educação a Distância, em especial o papel do mediador, cuja atividade é docente, e a definição de um piso salarial que valorize a categoria. No pacote econômico, o foco foi conquistar aumento de poder aquisitivo: correção pela inflação na base salarial com aumento real e ampliação de benefícios como Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) ou Abono Especial, Vale Alimentação e Vale Refeição.

Novos temas juntaram-se à pauta de reivindicações deste ano, como a restrição ao ensalamento e a implantação das Normas Regulamentadoras NR-1 e NR-5 com a fiscalização do Sindicato, que entrarão em vigor no próximo mês de maio, e que estabelecem regras de atenção à saúde e segurança dos docentes, incluindo questões como assédio moral, assédio sexual e saúde mental, além da implantação de CIPAAs inclusive em instituições escolares com menos de 50 docentes. Inteligência Artificial (IA) também foi item de pauta, em especial os protocolos e princípios a observar no uso de ferramentas de IA no ambiente acadêmico, tais como transparência, ética, autonomia docente, qualificação, proteção e propriedade intelectual.

A Assembleia foi instalada em caráter permanente a fim de dar celeridade às ações de mobilização.

Em breve, publicaremos o documento final que será entregue pelos representantes da Fepesp, do SinproSP e demais Sindicatos ao Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo). O calendário inicial de negociações ficou assim: todas as quartas-feiras, a partir de 25 de fevereiro.

Seguiremos com informações atualizadas em nossas redes sociais, site e boletins. Junte-se a nós na briga contra a redução de direitos! Compartilhe com colegas as informações sobre as assembleias e as mesas de negociações e ajude a fortalecer a Campanha Salarial 2026.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026 do Senac Ensino Médio e Superior foi oficialmente entregue à direção da entidade nesta terça-feira, 11 de fevereiro. O professor Walter Alves, Diretor de Assuntos Relacionados ao Ensino Básico e à Educação Superior da Fepesp e diretor do SinproSP, formalizou a entrega do documento junto à instituição, marcando o início do processo negocial deste ano.

A pauta foi construída a partir das deliberações das Assembleias Estaduais Unificadas e expressa as prioridades da categoria: valorização profissional, condições dignas de trabalho e garantia de direitos.

Com o início das negociações, a mobilização e o acompanhamento da categoria serão fundamentais para fortalecer o diálogo e avançar nas conquistas. Já estão agendadas as próximas rodadas de negociação: 25 de fevereiro, 11, 18 e 15 de março. Acompanhe o site e as redes da Fepesp e do SinproSP para novas informações.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A partir de 26 de maio deste ano, as escolas serão obrigadas a identificar, avaliar e prevenir os riscos de assédio moral, sexual e outros fatores organizacionais que afetam a saúde de professoras e professores no ambiente de trabalho.

Isso porque entrará em vigor o novo texto da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que institui um conjunto de ações de prevenção que as empresas são obrigadas a cumprir para garantir condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis, sendo que agora inclui formalmente o combate ao assédio, refletindo uma visão moderna de segurança que abrange tanto o bem-estar físico quanto o psicossocial.

Outro marco legal que entrará em vigor na mesma data é a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), que estabelece as diretrizes para a criação e o funcionamento da CIPAA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. Agora, além da segurança física, a CIPAA tem o dever legal de adotar medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no ambiente de trabalho.

Diante dessas novas exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), com apoio do SinproSP, iniciou uma série de palestras sobre as NRs para que professoras e professores saibam quais são seus direitos e quais são as obrigações das escolas para zelar pela saúde e integridade de seu corpo docente.

Para o primeiro encontro, realizado no dia 6 de fevereiro, o convidado para falar da NR-1 foi Domingos Lino, especialista em saúde do trabalhador, ex-dirigente sindical e atual assessor da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Assista a íntegra da palestra aqui

A NR-5, suas diretrizes e todas as implicações práticas da implantação das CIPAAs serão tema da próxima palestra online, no dia 13 de março, às 14h, com transmissão ao vivo no youtube do SinproSP.

Vale conferir a cartilha sobre como combater o assédio moral e sexual no trabalho produzida ano passado pelo SinproSP e pela LBS Advogadas e Advogados como parte da luta histórica do Sindicato por um ambiente de traba­lho digno e saudável.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP repudia e acompanha com grande preocupação a implementação das escolas cívico-militares pelo governo Tarcísio de Freitas em São Paulo. Entende que a iniciativa representa um retrocesso civilizatório e também pedagógico ao priorizar o controle disciplinar em detrimento do pensamento crítico.

A Secretaria da Educação do Estado tem formalizado contratos com policiais militares para que atuem como monitores em sala de aula, o que compromete a construção de uma cidadania democrática, reduzindo o ambiente escolar a um espaço de obediência cega e uniformização de comportamentos.

Atualmente, o programa opera em 100 unidades no estado, em 89 municípios, inclusive em quatro escolas da capital, impactando diretamente cerca de 50 mil alunos.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No próximo dia 24 de fevereiro, terça-feira, das 19h às 20h30, a Escola de Professores promove a live "Entre promessas e realidade: O Brasil e o Clima depois da COP30". O professor Guarany Osório, coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP conversa com Brenda Brito, doutora em Ciência do Direito pela Stanford University (EUA). Ela atua há mais de 20 anos no aprimoramento de leis e políticas ambientais, climáticas e fundiárias visando a conservação e a redução do desmatamento na Amazônia. A convidada vai tratar dos contextos, legados e das discussões que ocorreram na COP30, realizada recentemente no Brasil.

A atividade é gratuita e será transmitida pelo Zoom, com possibilidade de interação. É preciso inscrição para participar do evento e obter o certificado!

E no dia seguinte, 25 de fevereiro, quarta-feira, das 19h às 20h30, acontece a primeira sessão do novo Clube de Leitura do SinproSP. O encontro, em formato remoto, discutirá temas como memória e afetos a partir da obra "Dois Irmãos", de Milton Hatoum. A mediação será de Marlise Vaz Bridi, doutora em Literatura Portuguesa, professora aposentada da Universidade Mackenzie e da Universidade de São Paulo, onde ainda orienta pesquisas na Pós-Graduação. Para participar, basta efetuar inscrição no site da Escola.

A obra foi vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2001. Arquiteto de formação pela USP e mestre em literatura pela Sorbonne, Milton Hatoum foi eleito em 2025 para a Academia Brasileira de Letras (Cadeira nº 6), um reconhecimento definitivo de sua contribuição à cultura nacional.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Estão abertas as inscrições para os sorteios dos Feriados de Páscoa e Tiradentes na Colônia de Férias do SinproSP, localizada na Vila Caiçara, Praia Grande. São 20 apartamentos (capacidade para 4 ou 6 pessoas), duas piscinas (infantil e adulto), quadra poliesportiva, mesas de pingue-pongue e pebolim, quadra de beach tennis, espaço de lazer infantil e alimentação completa inclusa na diária, ideal para quem procura descansar. A cidade também oferece opções de lazer como: feiras de artesanato, parque de diversões, Forte Duque de Caxias, Portinho, além das praias, há aluguel de bicicletas e patinetes.

Período de inscrições: Até 26 de fevereiro de 2026.

Data dos sorteios: sexta-feira, 27 de fevereiro, às 14h, ao vivo no Instagram @sinprosp

Como participar: Se você é sócio ou contribuinte, basta se inscrever no link correspondente ao período desejado. No momento da inscrição terão as tabelas com os pacotes contendo todas as informações: datas de entrada e saída, valores e prazo para pagamento. O SinproSP entrará em contato com os sorteados para confirmar detalhes e demais orientações

Pacote de Páscoa - de 03 a 05 de abril de 2026

Pacote de Tiradentes - de 18 a 21 de abril de 2026

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Para começar o "Mês das Mulheres" com muita alegria, o SinproSP vai sortear 6 pares de ingressos para o show do Diogo Nogueira, que acontece no dia 06 de março, sexta-feira, às 21h30, no Tokio Marine Hall (R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, São Paulo). Se você é sindicalizada ou contribuinte basta preencher o formulário de inscrição.

Inscrições: até 23h59 do dia 25/02

Sorteio: 26/02

O resultado será divulgado na nossa página do Instagram @sinprosp

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Carnaval chegando e a Plataforma tem opções para todos os gostos. São descontos em hospedagens, aluguel de carro, passagens, delivery, restaurantes, aulas de pilates, yoga, eletrônicos, cosméticos, produtos pet.

E se você estiver pela região sul neste feriadão, até o dia 25 de fevereiro tem desconto relâmpago nos Bondinhos Aéreos de Canela: de 10% off para 20% off. No parque de neve Snowland: de 5% off para 15% off. E no Beto Carrero: de 10% off para 17% off.

Para usufruir de todas essas vantagens, é preciso ser sindicalizado e cadastrado na Plataforma. Ainda não tem cadastro? Veja como é simples: entre aqui e siga as instruções. E se você é cadastrado, corra e aproveite já os descontos desta temporada. As ofertas estão imperdíveis!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A festa mais aguardada do ano, por muitos, está chegando! E se você é do tipo que gosta de acompanhar os desfiles das Escolas de Samba, pular nos bloquinhos ou simplesmente fugir de tudo e descansar, aqui vão algumas dicas.

Em São Paulo, capital, os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial acontecem na sexta (13) e sábado (14). No domingo (15), é a vez do Grupo de Acesso. A boa notícia é que ainda restam ingressos para quem prefere ver o samba de pertinho e não pela televisão!

Tem bloquinhos espalhados pela cidade toda, desde os pequenos, tradicionais e os ditos megablocos: Tarado Ni Você, Urubó, Explode Coração, Samby Junior SP, Vem Quem Quer, Pinga Ni Mim, Jegue Elétrico, Vai Que Cola, Siga Bem Caminhoneira são apenas alguns exemplos. No site você encontra a programação completa.

Quem abre a Sexta-feira de Carnaval é o Bloco Afro Ilú Obá De Min desfilando nas ruas do centro às 20h. Já na região do Ibirapuera estará concentrado o maior número de artistas: Lauana Prado, Gloria Groove e Gretchen (sábado, 14); Michel Teló e Pocah (domingo, 15), "Vou de táxi" e Pabllo Vittar (segunda-feira, 16). E na terça-feira, 17, tem "Galo da madrugada", Gustavo Mioto e "Latinha Mix com Marcelo Falcão e Maneva".

Até quem gosta de rock tem sua vez! Sábado, Bloco 77 – Os Originais do Punk e Bloco Emo. Domingo, Samba Rock e Serpentina, Bloco Ritaleena, Bloco Let’s Block, Bloco 89 com Supla, Egypcio e convidados e Chora e Rebola. Segunda-feira - O Bloco Sabbath. Terça-feira - Se Fui Triste Não Me Lembro com Di Ferrero.

Lembretes: beber muita água, usar roupas confortáveis, ter aquela pochete anti furto com dinheiro trocado de emergência, bilhete único da SPTrans. Celular, só se achar essencial levar e dentro da roupa. Procure não andar sozinha ou sozinho, principalmente se ingerir bebidas alcoólicas. Por fim, pode parecer óbvio, mas é sempre importante lembrar: NÃO, É NÃO! Assédio é crime, denuncie. Ligue 180.

Agora, se folia não é a sua "praia", aproveite para visitar as exposições na cidade que vão de Cazuza a Titanic ou maratonar aquela série que você sempre quis ver e nunca teve tempo. Outra boa pedida é começar a ler o livro "Dois Irmãos", do Milton Hatoum, que será tema do Clube de Leitura do SinproSP no próximo dia 25, às 19h, pelo Zoom.

Bom Carnaval para todas e todos! Lembramos que o SinproSP estará fechado de 13 a 18 de fevereiro, retomando as atividades no dia 19, quinta-feira, às 8h30.

www.sinprosp.org.br
Baixe o aplicativo do SinproSP Siga-nos
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.