Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na assembleia do dia 14 de maio, 98% dos professores e professoras presentes deliberaram que a comissão de negociação deve retornar à mesa de negociações, retomando o foco, ou seja, trazendo de volta ao centro do debate a pauta de reivindicações dos trabalhadores, em especial os itens econômicos que garantam aumento do poder aquisitivo. E estipularam o prazo de até 28 de maio para o posicionamento do sindicato patronal sobre o "pacote econômico reivindicado". Caso contrário, greve! Foi com esta incumbência que os negociadores da Fepesp e dos sindicatos integrantes, participaram da rodada de negociação com os representantes das mantenedoras na última quarta-feira, 20 de maio.

Na reunião, foram discutidos ajustes nas redações de algumas cláusulas, que possam atender a algumas situações específicas e os representantes patronais solicitaram mais prazo para responder às reivindicações econômicas. A comissão dos representantes sindicais manteve o posicionamento de não permitir retrocessos e atendeu ao pleito patronal, insistindo, porém, que a contraproposta oficial deva ser apresentada até dia 27 de maio. Desse modo, ficou agendada uma rodada extraordinária para a próxima segunda-feira, dia 25 de maio, que irá tratar exclusivamente da questão econômica. Mas, devemos manter a mobilização. A luta continua!

Em síntese: enquanto os patrões insistem em desfigurar a Convenção Coletiva, nós, professoras e professores do ensino superior, queremos discutir ações que aumentem nosso poder aquisitivo e melhorem nossas condições de vida e de trabalho. Nossa pauta é ganho real ou greve!

A assembleia estadual remota marcada para a próxima quinta-feira, 28 de maio, às 15h, é decisiva. Inscreva-se aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Atenção professoras e professores do SESI, FASESP, SENAI e SENAC: sábado, 23 de maio, às 9h, é dia de assembleia para definir as regras da Contribuição Assistencial de 2026.

A Assistencial é uma forma de apoiar e fortalecer financeiramente o Sindicato para que possa continuar lutando pelos direitos de toda a categoria docente.

A assembleia será remota, via Zoom, e para participar é preciso fazer a inscrição previamente. Aguardamos todas e todos!

Os acordos coletivos do Sistema S estão assinados e disponíveis para consulta no site do SinproSP.
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Se você é professora ou professor sindicalizado, de qualquer segmento, reserve a data: amanhã, sábado, às 10h tem Assembleia de Prestação de Contas do SinproSP referente ao ano de 2025.

Conforme o estatuto, este é um compromisso anual em que a diretoria e o conselho fiscal apresentam o balanço financeiro da entidade, zelando pela transparência e pelo cuidado da gestão para com o patrimônio - um bem de todos os associados.

Professoras e professores sindicalizados, participem! A assembleia é remota e para participar é preciso fazer a inscrição prévia aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A partir de 26 de maio, as escolas serão obrigadas a identificar, avaliar e prevenir os riscos psicossociais no trabalho, como sobrecarga mental, assédio sexual e moral, além de garantir a saúde mental de professoras e professores. Isso é o que determina o novo texto da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata da segurança e saúde no trabalho no Brasil e delimita os fatores de riscos relacionados ao trabalho.

Na prática, a NR-1 institui um conjunto de ações de diagnóstico e identificação que as empresas são obrigadas a cumprir para garantir condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis, sendo que agora inclui formalmente o combate ao assédio, além de outros aspectos, refletindo uma visão moderna de segurança que abrange tanto o bem-estar físico quanto o psicossocial. A norma estabelece também fiscalização e aplicação de multa para as escolas que não a cumprirem.

Outro marco legal que entrará em vigor na mesma data é a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), legislação federal que estabelece as diretrizes para a criação e o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA). Esta norma é o "manual de instruções" que obriga empresas públicas e privadas a manterem um grupo focado em segurança interna, ou seja, evitar que acidentes e doenças decorrentes do trabalho aconteçam.

Com a entrada em vigor da nova NR-1 e da NR-5, professoras e professores precisam estar atentos ao cumprimento das medidas legais. Caberá à escola fazer o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e, a partir dele, criar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Para acompanhar esses processos, é essencial a eleição de representantes para a CIPAA, órgão colegiado obrigatório para escolas que têm mais de 50 funcionários, que é composto por representantes dos empregados e do empregador e cuja tarefa é atuar na preservação da vida e na promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Leia matéria completa sobre o tema

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) abriu uma consulta pública sobre a proposta de Projeto de Resolução que pretende modificar o currículo para a formação inicial de professoras e professores da Educação Básica. A minuta em debate mexe com a estrutura de cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica. O que for decidido ali vai ditar o perfil dos futuros colegas que entrarão na rede e a forma como os atuais professores serão cobrados em formações continuadas. Participar é um ato de autodefesa da própria profissão.

A consulta tem 25 itens em que os participantes podem dar sua opinião. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), da qual o SinproSP faz parte, preparou este documento com seu posicionamento sobre todos os itens. Você pode se basear nele para enviar a sua contribuição.

A grande preocupação dos sindicatos é com relação à precarização da formação docente, impulsionada pela expansão desregulada da educação a distância, que permite a oferta desses cursos de licenciatura com a maior parte das aulas em formato remoto. O resultado da Prova Nacional Docente, conhecido como o "ENEM dos Professores", divulgado ontem, 21 de maio, mostra que 35% dos professores de educação básica avaliados não têm condições de dar aula. Precisamos agir para mudar esse quadro.

A consulta pública fica aberta até 13 de junho de 2026 e pode ser respondida neste site, com acesso pessoal via "gov.br".

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Professoras e professores que têm valores a receber do Grupo Oswaldo Cruz precisam atualizar seus dados pessoais e bancários, pois até o próximo mês de agosto todos os pagamentos da Recuperação Judicial estarão finalizados. Para tanto, basta enviar e-mail para rj@oswaldocruz.br com cópia para grupooswaldocruz1vfrj@gmail.com com nome completo, número do CPF, endereço completo e as informações bancárias para recebimento. Importante ressaltar que o pagamento é referente a parcelas devidas e ainda não inclui depósitos referentes ao FGTS.

Para entender o assunto, assista o programa "Sala de Professores", que em sua estreia trata do caso e tem como convidado o advogado Rodrigo Valente, do escritório Drummond, Piva e Valente Advogados Associados, especializado em ações de recuperação judicial, contratado pelo Sindicato para cuidar especialmente deste caso. A apresentação é de Celso Napolitano, presidente do Sindicato.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Faz parte do compromisso do SinproSP estar cada vez mais presente na vida de professoras e professores também por meio de visitas a escolas e IES na cidade. O objetivo é levar o Sindicato até o local de trabalho de cada professor e professora, falar dos direitos garantidos pelas convenções e acordos coletivos, divulgar os serviços que sindicalizados e sindicalizadas podem acessar, os canais de denúncias disponíveis e também esclarecendo dúvidas.

Somente nesta quinzena foram 104 visitas, confira a lista completa no site. E, se você deseja a visita do SinproSP na escola em que leciona, basta enviar um e-mail para: visitas@sinprosp.org.br
E até breve!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Falta pouco para acabar o semestre e no site da Escola de Professores há diversas opções de cursos com temáticas atuais e desafiadoras para quem quer se aprimorar profissionalmente.

Todos os cursos são on-line, oferecem certificação e são gratuitos para sindicalizados. Contribuintes, sócios em outros sindicatos e alunos de cursos de licenciatura e pedagogia pagam R$50,00. Demais interessados e que não se enquadram nas situações acima: R$150,00.

Cursos completos e disponíveis:

• Primeiras Letras, Primeiras Leituras - 4 aulas

• Educação Inclusiva - 7 aulas

• Alfabetização Visual, Audiovisual e Letramento Midiático - 4 aulas

• Educação Ambiental na prática - 7 aulas

• O cinema na sala de aula - 5 aulas - disponíveis até julho de 2026

• Educação inclusiva perante os transtornos de aprendizagem - 7 aulas - disponíveis até julho de 2026

• Matriz de correção do Enem e soluções objetivas de escrita - 4 aulas

• Estratégias para regular as emoções - 6 aulas

• EscolArte: um espaço democrático - 2 aulas - disponíveis até julho de 2026

• Cultura Africana e Afro-Brasileira - 7 aulas - disponíveis até julho de 2026

• Cultura dos povos originários: primeiros passos - 6 aulas - disponíveis até julho de 2026

• Inteligência Artificial na Educação: Ferramentas, Práticas e Perspectivas para a Docência - 3 aulas

• Criança, Identidade e Matemática: perspectivas sociais, étnicas, históricas e de gênero - 6 aulas

• Design Thinking na Educação - Metodologia ativa, engajamento e aprendizagem - 5 aulas

• Comunicação Assertiva - 5 aulas

• Os caminhos da Mulher contados pela Música Popular Brasileira (ênfase na produção de Rita Lee) - 3 aulas

• Arte-educação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) - 3 aulas

• Projeto de Vida e Desenvolvimento Profissional - 5 aulas

• AutoEQUILÍBRIO mental na docência - 5 aulas

Acesse o site, matricule-se e faça bons estudos!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O frio chegou e, com ele, a imunidade de muita gente despencou. Professoras e professores sindicalizados e contribuintes têm descontos exclusivos de até 40% em farmácias e drogarias pelo site da Plataforma de Benefícios do SinproSP.

São redes conhecidas e fáceis de achar em qualquer bairro: Drogasil, Pague Menos, Panvel, Ultrafarma, Ultrapopular, Nissei, Farmais, Drogal, Droga Raia, Coop, Agafarma, Vidalink, Drogão Super e Extrafarma.

Para aproveitar esses e outros benefícios, repetimos: é necessário ter cadastro no site. Ainda não tem? Veja como é simples: entre aqui e siga as instruções. E se você já tem cadastro, corra e aproveite!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Atenção, atenção! Última chance para se inscrever no sorteio do período de julho na Colônia de Férias do SinproSP!

A Colônia fica na Vila Caiçara, Praia Grande, e conta com 20 apartamentos (capacidade para 4 ou 6 pessoas), duas piscinas (infantil e adulto), quadra poliesportiva, mesas de pingue-pongue e pebolim, quadra de beach tennis, espaço de lazer infantil e alimentação completa inclusa na diária.

Olha que nas férias o município de Praia Grande costuma ter atividades para as crianças nos quiosques temáticos das praias, no museu, além de festas de São João, Festival da Tainha e as já tradicionais feirinhas de artesanato.

Período de inscrições: até 28 de maio, por meio deste link.

Quem pode se inscrever: Professoras e professores sócios ou contribuintes

Como participar: Basta escolher um ou mais pacotes e se inscrever. Cada pacote conterá todas as informações: datas de entrada e saída, valores e prazo para pagamento.

Data do sorteio: Será realizado ao vivo no Instagram @sinprosp, na sexta-feira, 29 de maio.

Mais informações no site

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O livro "Pedagogia da Incompetência", de Fernando Cássio, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), será lançado neste sábado, 23, às 14h, na APEOSP - Praça da República, 282, São Paulo, com debate do qual participam Márcia Jacomin (Unifesp), Thaís Oliveira (Carta Capital) e Roberto Guido (APEOSP). A obra, editado pela Letra e Voz, discute a farsa da "neutralidade técnica" por trás das grandes reformas educacionais ocorridas no Brasil entre 2020 e 2025. Recusando a ideia de que o retrocesso é inevitável, o livro reafirma um caminho: reimaginar a política educacional a partir do direito à educação.

Outra obra que analisa a educação brasileira é o "Fundamentos Para uma Educação Libertadora", de Martinho Condini, professor e Doutor em Educação pela PUC-SP. Em segunda edição recém publicada pela Editora Paulus, o livro apresenta o trabalho político-educacional Dom Helder Camara à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, entre 1964 e 1985, durante a ditadura militar no Brasil, e estabelece uma relação entre Dom Helder e o educador Paulo Freire, cujas trajetórias foram distintas mas com uma luta comum - uma Igreja libertadora e uma educação libertadora.

Outra novidade são os catálogos da recém lançada Editora Fala, voltada a publicar produções literárias de jovens da periferia - poesia, memórias e contos - e também livros infantis ligados a temas da educação. A editora de livros chega com a missão de "amplificar a voz dos que foram historicamente silenciados e combater privilégios herdados em um sistema desigual".

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Neste final de semana, sábado (23) e domingo (24), a Virada Cultural promete atender a todos os gostos: a programação, toda gratuita, inclui museus, teatros, exposições, mais de 50 sessões de cinema inclusivas e, é claro, showzaços espalhados por toda a cidade.

No CineSesc haverá a exibição de "O Iluminado"; na Cinemateca, "São Paulo Sociedade Anônima", e na Biblioteca Roberto Santos, obras para o público infantil. Diversos CEUs exibem, às 17h e 18h, a recém-lançada cinebiografia "Michael", sobre a trajetória do astro do pop Michael Jackson. Confira as sessões

Museus e galerias a visitar é o que não falta: a entrada é livre em instituições como MIS, Museu Afro Brasil, Museu do Ipiranga, Museu da Imigração e Catavento. A novidade do ano fica por conta do Masp, que permanecerá aberto durante todo o evento, inclusive de madrugada. Para quem nunca visitou suas obras icônicas, este é o momento perfeito.

O mais aguardado do ano, o Festival dos Festivais, reúne shows dos mais diversos gêneros musicais espalhados por 21 palcos em todas as regiões de São Paulo. Os principais nomes confirmados são: Seu Jorge, Marina Sena, Alexandre Pires, Thiaguinho, Titãs, Sidney Magal, Joelma e Gaby Amarantos, entre outros artistas consagrados. As apresentações têm início no sábado, às 18h, e se encerram no fim da tarde de domingo. Para conferir a programação completa, acesse o site.

www.sinprosp.org.br
Baixe o aplicativo do SinproSP Siga-nos
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.