Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui

1.000

Um, dois, três, cem, quinhentos... mil. O Boletim dos Professores, esse companheiro que você recebe por e-mail semanalmente, chega à sua milésima edição - embalado a partir de agora por um novo projeto gráfico, fiel à sua história e sintonizado com os novos tempos. Permanece firme no seu propósito editorial de oferecer à categoria uma espécie de combinação do resumo da semana que passou com o "saiba o que vem por aí", contemplando informações e análises sempre apuradas, escritas e editadas com o máximo rigor jornalístico e político. Ele é o grande contador das histórias que interessam a professoras e professores, contribuindo ainda para incentivar necessários debates sobre Educação e os rumos do país. Para a diretoria do SinproSP, o sentimento é de orgulho; o momento, de celebração.

Falamos de uma história bonita e, por que não, também já longeva - a primeira edição do Boletim foi publicada no início do século XXI, mais precisamente em 17 de abril de 2003. Lá se vão, portanto, mais de vinte anos - outra efeméride que merece comemorações. Em seu número de estreia, destacava a possibilidade de instauração de dissídio coletivo nos três segmentos de ensino - Educação Básica, Superior e sistema S -, diante da intransigência e das arbitrariedades dos três sindicatos patronais. Vejam só... não por acaso, as lutas pela dignidade e valorização do nosso trabalho e ampliação dos nossos direitos são pautas constantes no Boletim.

Recentemente, narramos por aqui a estratégia política acertada - em pleno período de pandemia e diante de terrível crise da economia - de construir, com apoio da categoria, uma Convenção Coletiva da Educação Básica por quatro anos; tratamos também das vitoriosas campanhas salariais do Sesi, do Senai, do Senac e do Ensino Superior. São temas que certamente continuarão fortes no Boletim, já neste segundo semestre que se inicia. E conversaremos, claro, sobre os problemas de voz de professoras e professores, a plataforma de benefícios, a colônia de férias, o pagamento das horas-extras de festas juninas, as férias coletivas, as visitas feitas pela diretoria de base, a importância da sindicalização, as questões ligadas ao meio ambiente e aos povos indígenas, a construção de uma Educação de qualidade, inclusiva, antirracista e antimachista e a defesa inconteste e permanente da Democracia. Porque esse é o nosso Boletim.

Ah, sim, mais uma boa novidade: a partir da edição mil, o Boletim, além de ser distribuído por e-mail, passa a ser enviado também pela linha de transmissão de WhatsApp do Sindicato. Queremos chegar cada vez mais longe, para conversar com cada vez mais pessoas. Porque o SinproSP quer estar sempre junto com você. Longa vida ao Boletim.

Nessa volta às aulas...
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Todo começo ou recomeço de período letivo, o SinproSP orienta as professoras e professores, sugerindo ideias simples de serem seguidas e que podem poupar muita dor de cabeça mais à frente. Tem um pouco de tudo: da conferência dos salários à guarda dos holerites, do cuidado nas redes sociais à organização dos materiais e comunicados digitais. São pequenos hábitos que, neste reinício de período letivo, vale a pena relembrar. No site

Direito de todas e todos
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP é parceiro da Campanha de arrecadação de livros do MST. O Sindicato estará recebendo os livros até o dia 11 de agosto, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, na rua Borges Lagoa, 208. Em seguida, as obras doadas serão levadas pela diretoria para o Armazém do Campo e serão usadas em escolas, centros de formação e bibliotecas do MST - e também nos cursos organizados pelo Movimento. Porque, como dizia o mestre Antonio Candido, a literatura é um direito humano.

Números da sorte
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

É com muita alegria que divulgamos os nomes das ganhadoras e do ganhador das quatro Alexas oferecidas pelo nosso canal de benefícios e sorteadas pela loteria federal, no último dia 29 de julho. Parabéns! O SinproSP já entrou em contato com as premiadas e o premiado e está enviando as Alexas. Agradecemos a todas e todos que participaram e tornaram essa experiência ainda mais especial.

E tem mais sorteio
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Professora, professor: participe do sorteio de 2 celulares. É só ser sindicalizada ou sindicalizado, fazer parte do Canal de Benefícios do SinproSP, acessar o banner em destaque na página principal, clicar no botão "Eu quero", preencher as informações, depois clicar no botão "Participar" e o seu número da sorte aparecerá na tela. Será enviado também para o seu e-mail, em até dois minutos. Corra lá, porque a data final para participação é dia 10/08/2023, às 17h59. O sorteio será pela loteria federal no dia 12/08, com apuração em 14/08 e divulgação do resultado em 15/08. Boa sorte.

Porque "O futuro é ancestral"
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

É agosto no SinproSP... e vale relembrar um trecho do discurso de pose de Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas: "Se, por um lado, é verdade que muitos de nós resguardam modos de vida que estão no imaginário da maioria da população brasileira, por outro, é importante saberem que nós existimos de muitas e diferentes formas. Estamos nas cidades, nas aldeias, nas florestas, exercendo os mais diversos ofícios que vocês puderem imaginar. Vivemos no mesmo tempo e espaço que qualquer um de vocês, somos contemporâneos deste presente e vamos construir o Brasil do futuro, porque o futuro do planeta é ancestral!".

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Está em cartaz, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149), bem pertinho da estação Brigadeiro do metrô, a Ocupação Milton Santos, que homenageia um dos mais importantes geógrafos do Brasil e do mundo. "Sua perspectiva, baiana de berço - tendo ele nascido em Brotas de Macaúbas, em 1926 -, foi formada por contatos pelo Brasil e com a Europa, as Américas do Norte e do Sul e a África, em 14 anos de exílio imposto pelo regime militar. Lendo criticamente essas realidades, tornou-se um dos mais destacados pensadores da sua área no nosso país. Mas não só. Intelectual público, Milton se engajou em debates sobre política e educação por meio dos jornais e, sendo negro e consciente do que isso implica no Brasil, discutiu práticas de movimentos sociais e, nas suas palavras, a "questão racial". Esta Ocupação percorre todas essas facetas de Milton, com uma apresentação dos seus livros e da sua trajetória, de documentos, fotografias e depoimentos de familiares, antigos alunos e profissionais próximos do seu trabalho". A Ocupação pode ser visitada de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos, das 11h às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações

Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.