Direitos

Dicas de início de semestre para não cair numa roubada!

Atualizada em 31/07/2023 11:00

Todo começo ou recomeço de período letivo, o SinproSP orienta as professoras e professores, sugerindo ideias simples de serem seguidas e que podem poupar muita dor de cabeça mais à frente. Tem um pouco de tudo: da conferência dos salários à guarda dos holerites, do cuidado nas redes sociais à organização dos materiais e comunicados digitais. São pequenos hábitos que, neste reinício de período letivo, vale a pena relembrar e incorporar no dia a dia.


 Fique atento e denuncie ao SinproSP qualquer irregularidade/descumprimento da convenção ou da legislação!


1. Arquive todo o material digital

Organize em pastas específicas todo o conteúdo digital relativo ao seu trabalho: material de aulas, blogs e plataformas interativas; e-mails trocados com alunos e coordenação; mensagens via whatsapp, comunicados e convocações na intranet, registro de envio de notas por meio eletrônico na escola etc.

Esse material pode ser útil no futuro, na cobrança do trabalho a distância ou de direitos autorais sobre o material pedagógico. Também pode ajudar para comprovar a convocação para uma atividade.

 

2. Mantenha contas profissionais nas redes sociais

É normal que os alunos procurem por seus professores e professoras nas redes sociais, por isso, é importante haver certa distância entre a vida particular e o trabalho. Mantenha páginas estritamente profissionais para o contato com alunos, em que todos os conteúdos postados tenham relação com a disciplina lecionada ou a vida escolar. Seja no facebook, twitter, instagram e outros, o seu perfil pessoal deve ser destinado aos amigos, colegas e família.

O Sinpro recomenda fortemente que as professoras e professores não forneçam seus números de celulares e não troquem mensagens com alunos via whatsapp.

 

3. Salve cópias dos holerites digitais

Comprovantes de pagamento nunca devem ser jogados fora. Os holerites digitais devem ser baixados e salvos no computador, nuvem ou pen drive todos os meses, pois eles não ficam muito tempo disponíveis na intranet. Além disso, quando o professor ou professora sai da escola ele perde acesso ao email corporativo e à plataforma da empresa.

Os holerites são necessários para cobrar dívidas trabalhistas, resolver problemas com a Receita Federal, e na hora da aposentadoria, razão pela qual eles devem ser guardados a vida toda e não apenas os últimos cinco anos.

O valor que consta no holerite é diferente do que foi depositado em conta? Avise o SinproSP.

 

4. Confira sempre o seu salário

O professor ou professora tem que saber como o seu salário é calculado e deve fazer a conferência todo mês. Dê especial atenção ao pagamento das horas extras, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda. 

 

5. Controle o seu FGTS mês a mês

A Caixa Econômica Federal tem um aplicativo que permite a consulta de todas as suas contas de FGTS no celular ou tablet. Esse mesmo serviço também está disponível no site. Você ainda pode cadastrar o seu celular para ser avisado, por mensagem ou e-mail, sempre que o FGTS for depositado. Todos esses serviços exigem o cadastro de uma senha no site da CEF. Importante: no primeiro acesso, tenha em mãos o seu PIS, título de eleitor, CPF e RG.

 

6. Não jogue fora o calendário escolar

As escolas e IES são obrigadas a entregar no início do ano letivo o calendário escolar, que deve informar: dias letivos, atividades extracurriculares, período do recesso de 30 dias e das férias coletivas dos professores.

O calendário pode comprovar as atividades exigidas, confirmar se as férias e o recesso estão sendo respeitados e conhecer a data limite para a demissão sem justa causa.

 

7. Anote suas horas extras

Esse controle é importante para conferir se o pagamento está sendo feito corretamente. Futuramente, pode servir como registro das atividades.

 

8. Conheça o plano de carreira

O plano de carreira integra o contrato de trabalho e por isso, as professoras e professores devem ter acesso à integra, para conhecer os enquadramentos, as faixas salariais, as regras de ascensão e mobilidade. Se o plano não estiver disponível na intranet ou na sala dos professores, solicite e guarde uma cópia.

No ensino superior, o plano de carreira é requisito do Plano de Desenvolvimento Institucional, necessário ao credenciamento de todas as instituições – universidades, centros universitários e faculdades isoladas.

 

9. Saiba de todos os seus direitos consultando a Convenção ou o Acordo Coletivo de Trabalho

*Convenção Coletiva do Ensino Superior - está em fase de assinatura (em breve publicaremos no site e o texto será atualizado com link)

Convenção Coletiva Educação Básica

Acordo Coletivo Sesi

Acordo Coletivo Sesi Superior

Acordo Coletivo SENAI

Acordo Coletivo SENAI Superior

Acordo Coletivo Senac

Acordo Coletivo Senac Ensino Médio

.