Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Com o Sesi/Senai, aconteceu na terça-feira, dia 12, a quarta reunião de negociação. Nesse segmento, o processo já em estágio mais avançado, e o encontro tratou especificamente de temas relacionados às condições do trabalho pedagógico de professoras e professores nas unidades de ensino. Segundo Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp, foram mais de duas horas de uma boa conversa sobre inclusão, DPAC, DPC, compensações aos sábados, assédio e mensagens enviadas fora da jornada de trabalho. A expectativa é que possam ser elaboradas cláusulas que regulamentem essas questões. Para fortalecer a mobilização e conversar mais uma vez com a categoria, haverá nova assembleia (remota, exclusiva para o Sesi/Senai) no sábado, dia 23 de março, às 9h30. O link para inscrições será divulgado em breve.


No Senac, a comissão de negociação que representa professoras e professores marcou posição, na segunda reunião (quarta-feira, dia 13), na exigência de reajuste salarial e aumento real, além de insistir também na necessidade de equiparação salarial entre docentes da capital e do interior. Em todo o estado, são 594 professoras e professores atuando na instituição; 214 delas e deles (36% do total) recebem 25% a menos. "Fizemos questão de tratar mais uma vez desses assuntos, defendendo a pauta que foi aprovada pelas assembleias", diz Walter Alves, diretor do SinproSP e coordenador das negociações nesse segmento.


Tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, as negociações aconteceram pela primeira vez na semana que está se encerrando - na segunda-feira (dia 11) foi dada a largada com o Semesp; na terça-feira (12), foi a vez do Sieeesp. "Esses primeiros encontros são muito importantes e geralmente utilizados para as considerações iniciais, a definição das regras do processo e também para que se possa ter uma primeira impressão sobre a disposição das entidades patronais. Na próxima semana, começaremos efetivamente as negociações", conta Celso. Ele reforça que, na Educação Básica, a pauta está concentrada no pacote econômico e em avanços na garantia de condições dignas de trabalho; no Superior, foco em três eixos: além do pacote econômico, piso salarial e regulamentação da EAD em cursos presenciais.


As campanhas são unificadas e coordenadas pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo).


No site do Sindicato, você pode acessar as notícias atualizadas de cada segmento:


» Sesi/Senai
» Senac
» Educação Básica
» Ensino Superior

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Visitas às escolas: SinproSP sempre presente
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Entre os dias 6 de fevereiro e 01 de março, as diretoras e os diretores de base e as agentes de sindicalização do SinproSP visitaram as salas de professoras e professores de 60 escolas da Educação Básica, nas diferentes regiões da cidade. Esse universo significativo foi alcançado mesmo num mês mais curto - e ainda considerando o início do ano letivo e a parada para o Carnaval; além disso, por conta da rotina escolar, esses encontros se concentram nos intervalos das aulas, o que exige também uma logística específica e muito bem organizada. Nas conversas, destaque para a campanha salarial.

Escola de Professores - Agenda da Semana

» Curso "Educação (digital) na Era da Inteligência Artificial (IA)". Docente: Priscila Gonsales. Nova data. Inscrições abertas até 01/04. Início das aulas em 03/04.
» Curso "Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Inicial". Docente: Silvana Augusto. Inscrições entre 20/03 e 02/04. Início das aulas em 04 de abril.
Garanta já a sua vaga
Escola de Professores debate a saúde docente
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Em evento especial realizado no último dia 07 de março, a Escola de Professores do SinproSP debateu "A Saúde dos Professores", numa mesa-redonda que discutiu estratégias de cuidados e sugeriu conselhos para professoras e professores sobre como lidar com questões como a saúde vocal, mental e LER/Dort. Participaram da conversa a fonoaudióloga especialista em voz, doutora em distúrbios da comunicação humana e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP, Fabiana Zambon; a psicóloga e doutora em psicologia social e do trabalho, Renata Paparelli; e a médica e doutora em saúde pública, Maria Maeno. Veja a íntegra no canal do SinproSP no Youtube

Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

"Organizado pelo Instituto de Pesquisas Linguísticas 'Sedes Sapientiae' para Estudos de Português, pelo Departamento de Ciências da Linguagem da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes e pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Congresso foi criado em 1974, tendo se transformado rapidamente num evento de proporção nacional". Confira a programação e faça a sua inscrição

Leia no site:
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Você conhece o Clube das Diretoras? Trata-se de uma comunidade online de conhecimento e conexões que propõe uma imersão no trabalho das cineastas do Brasil e do mundo. Saiba mais

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.