Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na Educação Básica, no Ensino Superior e no Sesi/Senai, as conversas realizadas na semana que passou tiveram como foco principal as cláusulas relativas a salários. "Insistimos na defesa dos pacotes econômicos aprovados pelas nossas assembleias e que, além da reposição da inflação, contemplam também aumento real, PLR ou abono e benefícios como vale-alimentação e vale-refeição", detalha Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp. "Nossa avaliação até aqui é positiva. Estamos avançando na construção de propostas que, ao final do processo, deverão ser levadas para deliberação da categoria", completa.


Diante desse cenário, e a partir de uma avaliação política feita pela diretoria do Sindicato, estão sendo convocadas assembleias remotas, via Zoom, chamadas de intermediárias, nos três segmentos. "Serão rodas de conversas, para refletir sobre o andamento das negociações e a nossa mobilização", diz Celso. A do Sesi/Senai está marcada para este sábado, 23 de março, às 9h30. As inscrições podem ser feitas no site, até às 7h30 do próprio sábado. A assembleia da Educação Básica será na terça-feira, dia 02 de abril, às 19h; a do Superior, na quarta, 03 de abril, às 15h.Os links para as inscrições serão divulgados em breve.


Já no Senac, na terceira rodada de conversas, a instituição apresentou proposta de reajuste salarial (reposição pela média do INPC e da FIPE) e de abono salarial de 15%, mas não sinalizou com aumento real. Não houve avanços também em relação à questão da equiparação salarial entre professoras e professores da capital e do interior. "Ainda temos mais uma reunião, já agendada para essa última semana de março, ainda antes do feriado da Páscoa, e vamos insistir na defesa da pauta aprovada pela categoria", diz Walter Alves, diretor do SinproSP e coordenador das negociações nesse segmento.


É sempre importante lembrar que as negociações têm abrangência estadual e são coordenadas pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo). "É essa unidade que nos dá mais força e respaldo na interlocução com os representantes patronais", reforça Celso.


Continue acompanhando as notícias das campanhas:


» Educação Básica
» Ensino Superior
» Sesi/Senai
» Senac

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O Jurídico do SinproSP em 2023
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP continua atuando com firmeza para fazer valer os direitos de professoras e professores. "Não damos descanso às instituições que insistem em desrespeitar a legislação trabalhista", afirma Ailton Fernandes, diretor do Sindicato e coordenador do Departamento Jurídico. No balanço sobre 2023, ele dá a dimensão do trabalho desenvolvido: foram 280 fichas abertas (quando uma denúncia é recebida), 160 processos encaminhados e 187 audiências realizadas. Outro destaque vai para as homologações: elas chegaram a 1.146. "Trabalhamos para que todos os direitos sejam respeitados", reforça Ailton. Leia mais aqui

Precisamos falar sobre a saúde docente
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No SinproSP No Ar, Maria Maeno, que é doutora em saúde pública pela USP e pesquisadora da Fundacentro, responde à pergunta: "Como vai a saúde docente?". Ela traz o histórico e os desafios de tratar do tema, quando o seu reconhecimento ainda não é o ideal. "Tem pessoa que fala: 'graças aos céus eu vou me aposentar daqui a algum tempo'. Isso é sinal de que a vida não está boa no trabalho", explica a doutora Maeno. "Eu acho que a gente tem que pensar 'que gostoso trabalhar! Que gostoso fazer o que eu estou fazendo'. Isso que a gente tem que perceber e, na minha opinião, não se consegue de uma forma individual. Porque toda a organização do trabalho nos afeta de uma forma coletiva". Ouça aqui a conversa

Violência contra a mulher: conhecer para combater
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Assista à íntegra do evento especial de lançamento da cartilha "Violência contra a mulher: conhecer para combater", realizado pelo SinproSP. A roda de conversa, que foi uma das várias atividades especiais do Mês das Mulheres, contou com a mediação de Sandra Caballero, diretora do Sindicato, e teve a participação das advogadas Letícia Dias Corrêa (membra da Comissão de Igualdade Racial, Diversidade Sexual e de Gênero da 93ª Subseção da OAB Pinheiros); Fernanda Caldas Giorgi (sócia da LBS Advogados, Diretora do Instituto Lavoro e membro da Rede Lado); e da deputada Luciene Cavalcante (PSOL/SP, também professora e supervisora escolar concursada da rede municipal de SP, integrante do Coletivo "Educação em 1º lugar"). Veja aqui

Escola de Professores - Agenda da Semana

» Curso "Educação (digital) na Era da Inteligência Artificial (IA)". Docente: Priscila Gonsales. Nova data. Inscrições abertas até 02/04. Início das aulas em 03/04.
» Curso "Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Inicial". Docentes: Silvana Augusto e Maria Paula Zurawski. Inscrições até 02/04. Início das aulas em 04 de abril.
Garanta já a sua vaga
Boulos e Erundina no Espaço do SinproSP
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O Espaço do SinproSP recebeu, no sábado, dia 16 de março, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL/SP), pré-candidato à prefeitura paulistana, e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL/SP), ex-prefeita da capital. O encontro foi organizado pelo Coletivo Paulo Freire e outros movimentos sociais e reuniu cerca de 500 pessoas, incluindo parlamentares e lideranças populares. Foi mais uma importante oportunidade para boas conversas sobre a Educação em São Paulo.

SinproSP participa da Caminhada do Silêncio

No dia 31 de março, domingo de Páscoa, para marcar os 60 anos do golpe civil-militar, será realizada em São Paulo a "4ª Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado", que tem como mensagem: "Para que não se esqueça, para que não continue acontecendo". A concentração está prevista para às 16h no antigo DOI-Codi (rua Tutóia, 921, Vila Mariana). A caminhada seguirá em direção ao Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no portão 10 do Parque Ibirapuera. O evento é organizado pelo Movimento Vozes do Silêncio e faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo. O SinproSP estará presente.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O livro "Poder cultural: Mecanismos de consolidação do poder na arte e no entretenimento no século 21" é o resultado de cinco anos de pesquisa do escritor e jornalista Franthiesco Ballerini. Ele apresenta exemplos de artistas consagrados nos campos da música, da telenovela, do cinema, das séries e das artes visuais no Brasil e no mundo. Mais informações

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para acessar a opção de exclusão.