Ensino superior

Professores aprovam nova convenção do ensino superior

Atualizada em 29/05/2010 11:01

Os professores do ensino superior reunidos em assembleia no SINPRO-SP neste sábado aprovaram a proposta para a convenção coletiva 2010, que define o reajuste salarial da categoria.

A composição do índice será feita de maneira escalonada. O cálculo de cada etapa do reajuste deve ser sempre sobre o salário de fevereiro de 2010. Veja como fica: 4% em março, 5% em setembro e 5,5% em janeiro.

Além do reajuste, os professores vão receber em agosto 5% como abono.

Com isso, garante-se a massa salarial dos professores e ganho real na base. Isso quer dizer que, a partir de janeiro do ano que vem, o aumento real estará incorporado para sempre nos salários da categoria.

Depois de um período de muitas incertezas nas reuniões com os mantenedores, o SINPRO-SP e os demais sindicatos do estado que compõem a FEPESP insistiram na negociação e conseguiram construir uma proposta para os professores.

As diferenças salariais retroativas a março poderão ser pagas pelas instituições até agosto.

Direitos preservados e novos desafios
A proposta aprovada na assembleia também garante a renovação por mais um ano dos direitos históricos presentes na convenção coletiva dos professores, tais como garantia semestral de salários, recesso escolar e hora-atividade. O SINPRO-SP também conseguiu evitar que os mantenedores mudassem a cláusula sobre a bolsa de estudos e, assim, esse direito segue preservado.

Ficou o compromisso de que as discussões sobre a regulamentação e remuneração da carga de trabalho dos professores decorrente das novas ferramentas tecnológicas continuarão a ser feitas ao longo do ano.

.